Setembro 2025 vol. 12 num. 1 - XXXII Simpósio Internacional de Engenharia

Trabalhos selecionados para publicação apenas - Open Access.

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Integração de métodos de teste virtual em veículos comerciais: Validação de componentes de segurança para fins de aprovação.

Integration of virtual testing methods in Commercial Vehicle: Validation of safety components for approval purpose.

RODRIGUEZ, Manuel Laso ; TEXEIRA, Carine Alves ;

Trabalhos selecionados para publicação apenas:

"No desenvolvimento de veículos comerciais, a integração de metodologias de testes virtuais tem se tornado cada vez mais significativa para a avaliação de componentes de segurança. A precisão dos testes virtuais depende muito da replicação correta do teste físico no modelo virtual, como, por exemplo, para atribuir as propriedades realistas do material dos componentes estruturais e seguir as condições de contorno que se aproximam das condições reais. Nesta apresentação, alguns regulamentos são usados como exemplos. Essas normas correspondem a componentes para veículos comerciais, como a proteção dianteira contra colisão que corresponde à norma UN R93.00, a proteção traseira contra colisão que corresponde à norma UN R58.03, a proteção lateral corresponde à norma UN R73.01 e o gancho de reboque corresponde à norma EU R1005/2010. Este estudo investiga a correlação entre testes físicos tradicionais e abordagens de simulação numérica no contexto da homologação de componentes de segurança. Ele explica como as simulações foram realizadas, quais aspectos técnicos foram considerados para a correlação dos resultados com os testes físicos e quais etapas foram seguidas para o processo de validação da metodologia."

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"Within the commercial vehicle development, the integration of virtual testing methodologies has become increasingly significant for safety components evaluation. The accuracy of virtual testing relies heavily on the correct replication of physical test into the virtual model, as for example to assign the realistic material properties from the structural components and following the boundary conditions coming real conditions. In this presentation some regulations are used as examples. These regulations are corresponding to components for commercial vehicles, like front underrun protection which corresponds to UN R93.00, the rear underrun protection which corresponds to regulation UN R58.03, the lateral protection corresponds to regulation UN R73.01 and the towing hook corresponds to the regulation EU R1005/2010. This study investigates the correlation between traditional physical tests and numerical simulation approaches in the context of the safety component homologation. It explains how the simulations were performed, what technical aspects were considered for the result correlation with physical tests and which steps were followed for the methodology validation process."

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DOI: 10.5151/simea2025-PAP59

Referências bibliográficas
  • [1] Regulation (EU) 2018/858 of the European Parliament and of the Council of 30 May 2018 on the approval and market surveillance of motor vehicles and their trailers, and of systems, components and separate technical units intended for such vehicles, amending Regulations (EC) No 715/2007 and (EC) No 595/2009.
  • [2] Regulation No R58 of the Economic Commission for Europe of the United Nations (UN/ECE) Uniform provisions concerning the approval of vehicles rear underrun protection.
Como citar:

RODRIGUEZ, Manuel Laso; TEXEIRA, Carine Alves; "Integração de métodos de teste virtual em veículos comerciais: Validação de componentes de segurança para fins de aprovação.", p. 288-296 . In: Anais do XXXII Simpósio Internacional de Engenharia. São Paulo: Blucher, 2025.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/simea2025-PAP59

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