Agosto 2023 vol. 11 num. 3 - ERGODESIGN & USIHC 2023 & JOP’Design 2023

Artigo - Open Access.

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Integrando Escaneamento 3D e Modelagem Digital no Ensino de Antropometria: Uma Abordagem Multidisciplinar

Integrating 3D Scanning and Digital Modeling in Anthropometry Education: A Multidisciplinary Approach

Silva, Arabella Natal Galvão da ; Sierra, Isabella de Souza ; , ;

Artigo:

Na educação superior, as disciplinas estão cada vez mais utilizando ferramentas tecnológicas para otimizar atividades que antes eram feitas manualmente. No ensino de ergonomia, atividades relacionadas à antropometria também podem se beneficiar da evolução tecnológica. Este artigo procura analisar a aplicação de recursos tecnológicos, como escâner tridimensional e software de modelagem digital, no ensino de antropometria em um curso multidisciplinar relacionado a projetos, especificamente no de Expressão Gráfica. Para isso, foi utilizado o método da Intervenção Pedagógica, que investiga mudanças ou inovações no planejamento e implementação de ensino. A intervenção proposta mostrou que os estudantes ficaram interessados e satisfeitos com a atividade realizada utilizando recursos tecnológicos, além de este proporcionar maior controle e precisão nas medições. Entretanto, a atividade precisou ser realizada integralmente durante as aulas, dada a necessidade de equipamentos e softwares pagos, limitando a otimização do tempo e restringindo o público-alvo e a diversidade de produtos a serem analisados pelos estudantes.

Artigo:

In higher education, disciplines are increasingly using technological tools to optimize activities that were previously done manually. In the teaching of ergonomics, activities related to anthropometry can also benefit from technological advances. This article aims to analyze the application of technological resources, such as 3D scanners and digital modeling software, in the teaching of anthropometry in a multidisciplinary project-related course, specifically the Graphic Expression course. To achieve this, the Pedagogical Intervention method was used, which investigates changes or innovations in teaching planning and implementation. The proposed intervention showed that students were interested and satisfied with the activity carried out using technological resources, which also provided greater control and precision in measurements. However, the activity had to be carried out entirely during classes, due to the need for paid equipment and software, limiting the optimization of time and restricting the target audience and diversity of products to be analyzed by students.

Palavras-chave: antropometria; ensino superior; escâner 3D,

Palavras-chave: anthropometry; higher education; 3D scanner,

DOI: 10.5151/ergodesign2023-55

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Como citar:

Silva, Arabella Natal Galvão da; Sierra, Isabella de Souza; , ; "Integrando Escaneamento 3D e Modelagem Digital no Ensino de Antropometria: Uma Abordagem Multidisciplinar", p. 871-884 . In: Anais do ERGODESIGN & USIHC 2023 & JOP’Design 2023. São Paulo: Blucher, 2023.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ergodesign2023-55

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