Artigo - Open Access.

Idioma principal

INOVAÇÃO GUIADA PELO DESIGN: POSSÍVEIS CAMINHOS PARA PENSAR A SIGNIFICAÇÃO EM PRODUTOS E SERVIÇOS

Roncalio, Vanessa Weiss ; Kistamann, Virgínia Borges ;

Artigo:

Este artigo discute os conceitos da inovação guiada pelo design, que propõe a geração de novos significados para produtos. Trata-se de um estudo exploratório, apoiado em teorias das áreas de design e de marketing que traz como resultado uma categorização de significação visando um maior entendimento da abrangência da inovação de significado e das possíveis associações aos produtos e serviços que serão disponibilizados aos consumidores. Em suma, recomenda-se buscar o entendimento e o alinhamento das categorias de significados para a elaboração de estratégias coesas e consistentes, estabelecendo alguns critérios para estudos futuros.

Artigo:

This paper discusses the concepts of design-driven innovation which proposes the creation of new meanings for products. This is an exploratory study supported by theories in the areas of design and marketing. As a result, we propose a categorization of meaning aiming at a better understanding of the scope of innovation of meaning and potential associations with products and services that will be available to consumers. In short, we recommend the understanding and the alignment of the categories of meanings for the development of cohesive and consistent strategies, establishing some criteria towards future studies.

Palavras-chave: gestão de design, inovação guiada pelo design, design de produtos e serviços, categorias de significação., design management, design-driven innovation, product and service design, categorization of meaning.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/designpro-ped-01081

Referências bibliográficas
  • [1] BAHA, Ehsan; et al. Retracing an evolution of meaning of design-driven innovation. 2013b. DeSForM- Design and Semantics of Form and Movement. Eindhoven University of Technology, 2013a.
  • [2] BAHA, Ehsan; et al. Servitization of products as an approach for design-driven innovation. 2013b. Disponível em:Andlt;www.academia.edu/5903578/Servitization_of Products_as_an_Approach_for_Design-Driven_InnovationAndgt;. Acesso em: 10 fev. 2014.
  • [3] BATTISTELLA, Cinzia; BIOTTO, G.; de TONI, A. From design-driven innovation to meaning strategy. 2012. Journal of Management History.
  • [4] BRASIL, L.; RITTO, A.C.A. Design e gestão de organizações. Anais PAndamp;D Design 2000, Novo Hamburgo, RS, 29 out. A 01 nov. 2000.
  • [5] BOABAID, Paula P. A indústria de joias no Brasil: posicionamento estratégico de uma micro-empresa. Dissertação (Mestrado em Administração). Rio de Janeiro: faculdades Ibmec, 2006.
  • [6] BORJA DE MOZOTA, Brigitte; COSTA, Filipe C. X. da; KLÖPSCH, Cássia. Gestão do Design: usando o design para construir valor de marca e inovação corporativa. Porto Alegre: Bookman, 2011.
  • [7] BÜRDEK, Bernhard E. Design: história teoria e prática do design de produtos. Trad. Freddy Van Camp. São Paulo: Blucher, 2010.
  • [8] DONG, Andy. Design x Innovation. 5th International Congress of International Association of Societies of Design Research (IASDR 2013). Tokyo: Japan: 5th International Congress of International Association of Societies of Design Research, 2013.
  • [9] HANSEN-HANSEN, Erik. Learning from (luxury) fashion: entrepreneurship and design-led innovation. In: Leading Innovation Through Design: 2012 International design Management Research Conference. Aug. 8-9 2012, Boston, MA, USA.
  • [10] KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 3.0: as forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano. Rio de Janeiro: Elsevier, 20
  • [11] KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing. São Paulo: Prentice Hall, 2006.
  • [12] HANSEN-HANSEN, Erik. Learning from (luxury) fashion: entrepreneurship and design-led innovation. In: Leading Innovation Through Design: 2012 International design Management Research Conference. Aug. 8-9 2012, Boston, MA, USA.
  • [13] KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 3.0: as forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
  • [14] KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing. São Paulo: Prentice Hall, 2006.
  • [15] KRIPPENDORFF, Klaus; BUTTER, Reinhart. Product semantics: exploring the symbolic qualities of form. Departmental papers (ASC) University of Pennsylvania, 1984.
  • [16] KRIPPENDORFF, Klaus. Product semantics: a triangulation and four design theories. Departmental papers (ASC) University of Pennsylvania, 1990.
  • [17] KYFFIN, Steven; GARDIEN, Paul. Navigating the innovation matrix: an approach to design-led innovation. International Journal of design, 3(1), 57-69, 2009.
  • [18] LINDAHL, Ingela; GRUNDSTRÖM, Christina. New product development in design-led organizations: insights from the Swedish furniture manufacturing industry. In: Leading Innovation Through Design: 2012 International design Management Research Conference. Aug. 8-9 2012, Boston, MA, USA.
  • [19] MUTLU, B.; ER, A. Design Innovation: historical and theoretical perspectives on product innovation by design. Proceedings of the 5th European Academy of Design Conference. 2013.
  • [20] NORMAN, Donald; VERGANTI, Roberto. Incremental and radical innovation: design research versus technology and meaning change. Submitted to Design Issues. 2012.
  • [21] NIEMEYER, Lucy. Elementos de semiótica aplicados ao design. Rio de Janeiro: 2AB, 2013.
  • [22] RAMPINO, Lucia. The Innovation Pyramid: a categorization of the innovation phenomenon in the product-design field. International Journal of Design, 5(1), 3-16, 2011.
  • [23] UTTERBACK, James. Design-inspired innovation. Singapore: World Scientific Publishing Company, 2007.
  • [24] VERGANTI, Roberto. Design-driven innovation: mudando as regras da competição: a inovação radical do significado de produtos. São Paulo: Canal Certo, 2012a.
  • [25] Design-Driven Innovation: como criar produtos com significados que deixarão as pessoas apaixonadas. Revista Infopaper. SENAI São Paulo Design, n.4, 2012b.
  • [26] VERGANTI, Roberto; ÖBERG, Äsa. Interpreting an envisioning – a hermeneutic framework to look ar radical innovation of meanings. Industrial Marketing Management, v.42, n.1, Jan 2013, pp.86-95.
  • [27] VIEIRA, Gabriel. Design e inovação: projeto orientado para o Mercado e centrado no usuário. Revista Convergências, n.4, 2007. Disponível em:Andlt;http://convergências.esart.ipcb.pt/artigo/58Andgt;. Acesso: 05/01/14.
  • [28] WALSH, Vivien; ROY, R.; BRUCE, M.; POTTER, S. Winning by design: technology, product design and international competitiveness. Design Innovation Group. Oxford: Blackwell, 1992.
Como citar:

Roncalio, Vanessa Weiss; Kistamann, Virgínia Borges; "INOVAÇÃO GUIADA PELO DESIGN: POSSÍVEIS CAMINHOS PARA PENSAR A SIGNIFICAÇÃO EM PRODUTOS E SERVIÇOS", p. 2917-2927 . In: Anais do 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 1, n. 4]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/designpro-ped-01081

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações