Artigo - Open Access.

Idioma principal

INOVAÇÃO E DESTRUIÇÃO CRIADORA E OS DESAFIOS ATUAIS E INSTITUCIONAIS DA INDÚSTRIA MUSICAL

FELIPE, Ednilson Silva ; MARTINS, Elvira Carolina Scapin ;

Artigo:

Segundo Schumpeter e os neoschumpeterianos, a inovação é o motor que mantém em movimento a máquina capitalista. Nessa análise, inovação não somente proporciona às empresas um lucro e um monopólio extraordinário, mas também provoca, em vários níveis, um processo de destruição criadora. Sendo o elemento que explica as transformações dinâmicas na economia, a destruição criadora pode abranger produtos e processos e pode abalar a estrutura de firmas e setores inteiros. Esse é o movimento que esse artigo descreve em relação à indústria musical. Abalada constantemente por uma sequência de inovações radicais, a indústria fonográfica tem experimentado fortemente o processo de destruição criadora. Ao mudar as possibilidades de gravação e de consumo da música, as recentes transformações diminuíram o papel das grandes gravadoras e distribuidoras. Entretanto, como o processo é ininterrupto, ainda se verifica mudanças acontecendo e não se sabe ao certo que formato tomará essa indústria nos próximos anos.

Artigo:

According to Schumpeter and the Neoschumpeterians, the innovations is the engine that to keep moving the capitalist machine. In this analyze, innovation not only gives firms extraordinary profit and monopoly, but also causes, at various levels, a creative destruction process. Being the element that explains the dynamic changes in the economy, the creative destruction may cover products and process and can shake the structure of firms and economic sectors et all. This is the movement that this article describes in relation to the musical industry. Shaken constantly by a sequence of radical innovations, the phonograph industry has strongly experienced the force of the creative destruction process. By changing the possibilities of recording and music consumption, recent transformations have reduced the role of major labels and distributors. However, as the process is continuous, there still change happening and it is not known for sure what format will take this industry in the future.

Palavras-chave: inovação, destruição criadora, indústria musical, instituições,

Palavras-chave: innovation, creative destruction, music industry, institutions,

DOI: 10.5151/engpro-1enei-045

Referências bibliográficas
  • [1] DE MARCHI, Leonardo. A angústia do formato: uma história dos formatos fonográficos. Revista da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação - E-Compós, Brasília, v.02, 2005. Disponível em: http://compos.org.br/seer/index.php/e-compos/article/viewFile/29/30.
  • [2] _______________. Transformações estruturais da indústria fonográfica no Brasil 1999-2009: Desestruturação do mercado de discos, novas mediações do comércio de fonogramas digitais e consequências para a diversidade cultural no mercado de música. Tese de doutorado. Rio de Janeiro, UFRJ, 2011
  • [3] FREEMAN, Christopher; SOETE, Luc.Aeconomia da inovação industrial. Campinas: Ed. Unicamp, 2008.
  • [4] FREEMAN, Christopher; PEREZ, Carlota. Structural crises of adjustment, business cycles and investment behaviour. In: DOSI, G.; FREEMAN, C.; NELSON, R.; SILVERBERG, G.; SOETE, L. (Ed.). Technical Change and Economic Theory. London: Pinter Publishers, p. 38 -66, 1988.
  • [5] HUYGENS, Marc et al. Co-evolution of firm capabilities and industry competition: Investigating the music industry, 1877–1997. SAGE Directions in Organization Studies, v. 22, n. 6, p. 249, 2009.
  • [6] IFPI. Digital Music Report 2013. S.I.: IFPI, 2013.
  • [7] LEMOS, Ronaldo. Direitos autorais em reforma. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2011.
  • [8] LOSSO, Fabio Malina. Os direitos autorais no mercado da música. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo. São Paulo. 2008
  • [9] METCALFE, J. Stanley. Institutions and progress. Industrial and Corporate Change, v. 10, n. 3, p. 561-586, 2001.
  • [10] NAKANO, Davi. A produção independente e a desverticalização da cadeia produtiva da música. Revista Gestão Produtiva, São Carlos, v.17, n. 3, p.627-638, 20 Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/gp/v17n3/15.pdf.
  • [11] PEREZ, Carlota. Technological Revolutions and financial capital: the dynamics of bubbles and Golden ages. Edward Elgar Publishing, 2002.
  • [12] SCHUMPETER, Joseph A. Capitalismo, Socialismo e Democracia. Editado por George Allen e UnwinLtd., traduzido por Ruy Jungmann. Rio de Janeiro: Editora Fundo de Cultura, 1961.
  • [13] VICENTE, Eduardo. Música e disco no Brasil: a trajetória da indústria nas décadas de 80 e 90. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo. 2002
  • [14] WITT, Stephen. Como a música ficou grátis. Editora Intrínseca, 2015.
Como citar:

FELIPE, Ednilson Silva; MARTINS, Elvira Carolina Scapin; "INOVAÇÃO E DESTRUIÇÃO CRIADORA E OS DESAFIOS ATUAIS E INSTITUCIONAIS DA INDÚSTRIA MUSICAL", p. 802-822 . In: Anais do 1º Encontro da Nacional de Economia Industrial e Inovação [=Blucher Engineering Proceedings, v.3 n.4]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/engpro-1enei-045

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações