Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

INOVAÇÃO DOS SUVENIRES DE GRAMADO: A PARTIR DE UM PROJETO DE DESIGN DE SUPERFÍCIE

Costa, Silvia Guimarães; Dischinger, Maria do Carmo Torri;

Artigo Completo:

Com tantos produtos semelhantes oferecidos no mercado, os consumidores buscam cada vez mais objetos com significados. O suvenir é um objeto de memória com um grande potencial de exploração no mercado, uma vez que pode ser associado às experiências vivenciadas pelos turistas no local visitado a algo tangível, permitindo que os momentos do passado sejam transformados novamente no presente. A exploração do tema suvenir como proposta de projeto no campo do Design de Superfície é o ponto de partida desse artigo, que tem como objetivo principal proporcionar ao turista que visita Gramado um objeto de lembrança diferenciado e atrativo. Através de um levantamento teórico e uma pesquisa de campo em Gramado, foi desenvolvido o projeto, tendo como superfície explorada o chocolate e o uso de técnicas criativas aplicadas no design de superfície. Ao final do projeto, o novo visual trazido aos chocolates de Gramado dos principais pontos turísticos da cidade permitiu ampliar o conceito inovador do suvenir.

Artigo Completo:

Palavras-chave: Suvenir; Chocolate; Design de Superfície.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0438

Referências bibliográficas
  • [1] BONSIEPE, G. Metodologia Experimental: Desenho Industrial. Brasília: CNPQ/Coordenação Editorial, 1984.
  • [2] CERRETA, Caroline Ciliane. A composição do gasto turístico nos municípios de Canela e Gramado. Estudo &Debate. Lajeado, v. 12, n.2, p.59-74, 2005.
  • [3] DESMET, P. A multilayered model of product emotions. The Design Journal, v. 6, Issue 2, p. 4-13, 200
  • [4] GOMES, S. L. Criatividade: projeto produto. Santa Maria: sCHDs, 200
  • [5] HORODYSKI , G. S.; MANOSSO , F.C; GANDARA , J.M.G. O consumo de souvenirs e a experiência turística em Curitiba (PR). Caderno Virtual de Turismo. Rio de Janeiro, v. 12, n. 3, p.323-342, dez.2012.
  • [6] HORODYSKI , G. S.; MANOSSO , F.C; GANDARA , J.M.G. A pesquisa narrativa na investigação das experiências turísticas relacionadas ao consumo de souvenirs: uma abordagem fenomenológica. Congresso Latino-Americano de Investigação Turística. São Paulo, ed.5, p.1-21, set.2012.
  • [7] LOBACH, Bernd. Design industrial: bases para a configuração dos produtos industriais. São Paulo: E. Blucher, 2001.
  • [8] MACHADO, P.S. e SIQUEIRA, E.D. Turismo, Consumo e Cultura: significados e usos sociais do suvenir em Petrópolis-RJ. Revista Contemporânea, v.1, n.10, 2008
  • [9] MANZINI, Ezio. A matéria da invenção. Tradução de Pedro Afonso Dias. Lisboa: Centro Português de Design, 1993.
  • [10] MUNARI, Bruno. Das coisas nascem coisas. São Paulo, SP: Martins Fontes, 1998
  • [11] PREFEITURA MUNICIPAL DE GRAMADO. Gramado escolhido destino Indutor do turismo Nacional. Portal da prefeitura muncipal de Gramado do Rio Grande do Sul. 2007. Disponível em: . Acesso em: 21 set. 20
  • [12] RÜTHSCHILLING, E. A. Design de Superfície. Porto Alegre: Ed. Da UFRGS, 2008.
  • [13] SCHIMITT, Berned H. Marketing experimental. São Paulo: Nobel, 2000.
  • [14] SWANSON, K.K; TIMOTHY, D.J. Souvenirs: Iconsofmeaning, commercialization and commoditization. 2012: Tourism Management, v. 33, p.489-499.
  • [15] VOLK, Rosa Helena. Gramado, coração da Serra Gaúcha. Disponível em Acesso em: 23 out. 2013.
Como citar:

Costa, Silvia Guimarães; Dischinger, Maria do Carmo Torri; "INOVAÇÃO DOS SUVENIRES DE GRAMADO: A PARTIR DE UM PROJETO DE DESIGN DE SUPERFÍCIE", p. 5118-5129 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0438

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações