Article - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

INOVAÇÃO ATRAVÉS DA GESTÃO DA ROTINA: UMA ESTRATÉGIA PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS

INNOVATION THROUGH ROUTINE MANAGEMENT: A STRATEGY FOR SMALL AND MEDIUM-SIZED ENTERPRISES

Júnior, José Edson Guimarães ; Santos, Alex Álisson Bandeira ; , ;

Article:

A inovação se constitui como uma importante ferramenta para as empresas na busca pela diferenciação no mercado e competitividade. Os setores de P&D têm recebido cada vez mais recursos para desenvolver projetos, e o governo tem fomentado a inovação, quer seja através de renúncia fiscal, subvenção ou financiamento de projetos junto a universidades e centros de pesquisa. Porém fica uma questão: será que a inovação é atividade presente no dia-a-dia das empresas industriais de menor porte? Muitas empresas de destaque no cenário nacional apontam a gestão da rotina como base para melhoria do desempenho e até inovação; será que há uma correlação entre inovação e gerenciamento da rotina? Neste contexto, o estudo tem por objetivo investigar a correlação entre inovação e gerenciamento da rotina.

Article:

Innovation is an important tool for companies in the search for market differentiation and competitiveness. The P&D sectors have received more and more resources to develop projects, the government has fomented innovation, whether through tax breaks, subsidy or financing by funding to universities and research centers. But there is one question: is innovation an activity present in the day-to-day of smaller industrial companies? Many prominent companies in the national scenario point to the management of the routine as a basis for improving performance and even innovation; Is there a correlation between innovation and routine management? In this context, the study aims to investigate the correlation between innovation and routine management.

Palavras-chave: Gestão do conhecimento; inovação; Gestão da rotina,

Palavras-chave: Knowledge management, innovation, management routine,

DOI: 10.5151/siintec2019-61

Referências bibliográficas
  • [1] 1______. Pesquisa Industrial de Inovação Tecnológica 2010. Rio de Janeiro: IBGE. Disponível em: . Acesso em: 10 dez. 2012.
  • [2] 2INÁCIO JÚNIOR, E. Padrões de inovação em pequenas e médias empresas e suas implicações para o desempenho inovativo e organizacional. 2008. 272 f. Tese (Doutorado em política científica e tecnológica) – Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 2008.
  • [3] 3LA ROVERE, R. Perspectivas das micro, pequenas e médias empresas no Brasil. Revista de Economia Contemporânea, v.5, p.137-154, 2001. Número especial.
  • [4] 4SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO À MICRO E PEQUENAS EMPRESAS. Pequenos Negócios em Números. Disponível em: . Acesso em: 28 mai. 2019.
  • [5] 5DE NEGRI, J.; SALERNO, M.; CASTRO, A. Inovações, padrões tecnológicos e desempenho das firmas industriais brasileiras. In: DE NEGRI, J.; SALERNO, M. (Org.). Inovações, padrões tecnológicos e desempenho das firmas industriais brasileiras. Brasília: Ipea, 200 713p.
  • [6] 6WAAL, A. Behavioral factors important for the successful implementation and use of performance measurement systems. Management Decision, v. 41, n. 8, p. 688-697, 2003.
  • [7] 7CAMPOS, V. F. Gerenciamento da rotina do trabalho do dia-a-dia. Nova Lima: INDG Tecnologia e Serviços Ltda., 2004.
  • [8] 8SHEWHART, W. Statistical method from the viewpoint of quality control. New York: Dover, 1986.
  • [9] 9FALCONI, V. O Verdadeiro Poder. Nova Lima: INDG Tecnologia e Serviços Ltda., 200
  • [10] 10ESTREIN, J. Estreitando a lacuna da inovação. São Paulo: DVS Editora, 20
  • [11] 11NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. Criação de conhecimento na empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica de inovação. Rio de Janeiro: Campus,1997.
  • [12] 12MORAES, M.B. de; CAMPOS, T.M.; LIMA, E. Modelos de desenvolvimento da inovação em pequenas e médias empresas do setor aeronáutico no Brasil e no Canadá. Gestão & Produção, v. 26, n. 1, e2002, 2019.
  • [13] 13SILVA, S.S.S.; LUCENA, E.A. Como os gestores têm aprendido sobre a rotina de gerenciamento do processo produtivo dos pedidos dos clientes? Gestão & Produção, v. 22, n. 2, p.356-369, 2015.
  • [14] 14SUPERINTENDÊNCIA DE ESTUIDOS ECONÔMICOS E SOCIAIS DA BAHIA. PIB municipal. Salvador: SEI. Disponível em: .Acesso em: 07 abr. 2012
  • [15] 15CHINESES interessados em grande projeto hoteleiro. Tribuna da Bahia, Salvador, 27 set. 2010.Disponível em: . Acesso em: 07 abr. 2012.
  • [16] 16MALHOTRA, N. K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
  • [17] 17TIRONI, L. F.; CRUZ, B. O. Inovação incremental ou radical: há motivos para diferenciar? Uma abordagem com dados da PINTEC. Texto para Discussão. Rio de Janeiro: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. n. 1360, out. 2008.
  • [18] 18PINDYCK, R. S.; RUBINFELD, D. L. Econometric models and economic forecasts. Boston: Irwin McGraw-Hill, 1998.
  • [19] 19ASHKENAS, R. It’s time to rethink continuos improvement. Harvard Business Review Blog Network. 8 maio 2012. Disponível em: . Acesso em: 15 jun. 2012.
  • [20] 20NATÁRIO, M; COUTO, J; SOUSA, M. Grau de Inovação das Pequenas e Médias Empresas nas Regiões Periféricas da Guarda e Açores. Centro de Estudos de Economia Aplicada do Atlântico: Working Paper, n. 10. dez, 2010. Disponível em: < http://www.ceeapla.uac.pt/uploads/pms/attachments/Paper10-2010.pdf>. Acesso em: 13 jun. 2012.
Como citar:

Júnior, José Edson Guimarães; Santos, Alex Álisson Bandeira; , ; "INOVAÇÃO ATRAVÉS DA GESTÃO DA ROTINA: UMA ESTRATÉGIA PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS", p. 481-490 . In: Anais do V Simpósio Internacional de Inovação e Tecnologia. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/siintec2019-61

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações