Artigo completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Informação e Preservação Cultural: as experiências do Jogo do Patrimônio 2.0 em Igarassu e Goiana/PE

Information and Cultural Preservation: Jogo do Patrimonio 2.0 experiences in Igarassu and Goiana / PE

Silva, Flavio Barbosa da; Miranda, Eva Rolim;

Artigo completo:

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa centrada na linha de Design da Informação dedicada em apurar se uma ferramenta didática, o jogo do patrimônio 2.0 afetaria no reconhecimento de conceitos de preservação e identidade e na formação de repertório sobre os bens culturais das comunidades envolvidas nos municípios pernambucanos de Igarassu e Goiana. O jogo teve uma primeira versão criada por técnicos da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco – FUNDARPE, e, esta segunda versão que foi produzida de forma colaborativa em cada local onde a atividade foi desenvolvida, dentre os quais, Igarassu e Goiana, onde foram investigadas de forma acadêmica sob o arcabouço metodológico da Teoria do Núcleo Central.

Artigo completo:

This article presents the results of a research centered in the line of Information Design dedicated to ascertain if a didactic tool, the game of the patrimony 2.0 would affect in the recognition of concepts of preservation and identity and in the formation of repertoire on the cultural assets of the communities involved in the municipalities of Pernambuco Igarassu and Goiana. The game had a first version created by technicians of the Foundation of Historical and Artistic Heritage of Pernambuco - FUNDARPE, and, this second version was produced collaboratively in each place where the activity was developed, among which, Igarassu and Goiana, where were investigated in an academic way under the methodological framework of Central Core Theory.

Palavras-chave: design da informação, jogo, patrimônio, teoria do núcleo central,

Palavras-chave: This article presents the results of a research centered in the line of Information Design dedicated to ascertain if a didactic tool, the game of the patrimony 2.0 would affect in the recognition of concepts of preservation and identity and in the formation of repertoire on the cultural assets of the communities involved in the muni, and, this second version was produced collaboratively in each place where the activity was developed, among which, Igarassu and Goiana, where were investigated in an academic way under the methodological framework of Central Core Theory,

DOI: 10.5151/9cidi-congic-2.0330

Referências bibliográficas
  • [1] Abric, J. C. (Org.) (1994). Pratiques e représentations sociales. Paris: PUF.
  • [2] Abric, J. C. (1998) L’organisation interne des représentation sociales: Système central e système périphérique. Lausanne: Delachaux & Niestlé, pp. 73-84.
  • [3] Gouveia Junior, M. (2015) Uma folksonomia do patrimônio cultural de Pernambuco: o jogo do patrimônio 2.0 e a desejada jogabilidade em meio digital. Recife, 2015. Disponível em: http://www.liber.ufpe.br/home/wp-content/uploads/2016/09/22-Uma-folksonomia_Gouveia-Jr.pdf Acessado em 30 jun. 2016.
  • [4] Lima, A. M., & Machado, L.B. (2010) Ser interessado: núcleo central das representações sociais do “bom aluno” de professoras. InterMeio. Campo Grande, v. 16, n. 32, pp. 202- 213.
  • [5] Monteiro, M. C. M. (2012) Passeio em Brasília Teimosa: o jogo como ferramenta para a construção de identidades. Dissertação. Recife: UFPE.
  • [6] Moscovici, S. (2009) Representações sociais: investigações em psicologia social. Petrópolis: Vozes.
  • [7] Sá, C. P. de. Núcleo Central das Representações Sociais. Petrópolis, RJ: Vozes, 1996
Como citar:

Silva, Flavio Barbosa da; Miranda, Eva Rolim; "Informação e Preservação Cultural: as experiências do Jogo do Patrimônio 2.0 em Igarassu e Goiana/PE", p. 1081-1093 . In: Anais do 9º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2019 e do 9º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/9cidi-congic-2.0330

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações