Artigo completo - Open Access.

Idioma principal

Informação e linguagem do produto: a confecção artesanal do tear utilizado no bordado filé como uma prática vernacular

Cantalice, Juliana Donato de Almeida ; Neves, Steffane Luiza Costa ; Araújo, Layane Nascimento de ; Melo, Anderson Elias Silva de ; Santos, Sandro Alisson Neris dos ;

Artigo completo:

O fazer manual é, sobretudo,uma  forma de expressão daqueles quetransformam matérias-primas simples em arte. Nesse contexto, o presente artigotraz uma análise acerca da confecção do tear — artefato utilizadopara a execução do bordado filé — como uma prática de natureza artesanale vernacular, por meio da personalização e reapropriação de materiais erecursos locais. O estudo consiste em uma revisão bibliográfica e éfundamentado pela pesquisa de campo através da utilização de métodosobservacionais e interacionais. Tendo em vista que os signos e os produtos secomunicam, transmitem sensações e possuem significados, o objetivo do artigo éestabelecer uma ponte entre os conceitos de informação e linguagem doproduto,  trazendo reflexões acerca darelação direta entre esses temas e as atividades manuais. Para tanto,utilizando o tear como objeto de estudo para a presente pesquisa, seráenfatizado o valor simbólico, tradicional e cultural agregado ao artefato.

Artigo completo:

Palavras-chave: Design vernacular, artesanato, tear, informação e linguagem do produto,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/cidi2017-065

Referências bibliográficas
  • [1] BARROS, Maíra Carneiros. 2008. O artesanato alagoano: filé. In: Home: Iv Colóquio de Moda , 26/06/2017. BORGES, Adélia. 201 Design + Artesanato: o caminho brasileiro. São Paulo: terceiro nome. BÜRDEK, Bernhard E. 2006. História, teoria e prática do design de produtos. São Paulo: Edgard Blucher.
Como citar:

Cantalice, Juliana Donato de Almeida; Neves, Steffane Luiza Costa; Araújo, Layane Nascimento de; Melo, Anderson Elias Silva de; Santos, Sandro Alisson Neris dos; "Informação e linguagem do produto: a confecção artesanal do tear utilizado no bordado filé como uma prática vernacular ", p. 677-685 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidi2017-065

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações