CONGIC - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Informações de Consumo: Análise retórica de elementos visuais das postagens de produtos veganos congelados na rede social instagram

Consumer Information: Rhetorical analysis of visual elements of posts of frozen vegan products on the social network instagram.

ROCHA, ESTHER PINHEIRO ; Rocha, Nara Oliveira de Lima ;

CONGIC:

Este artigo apresenta os resultados da pesquisa realizada, como trabalho de conclusão de curso, onde tivemos por objetivo analisar publicações em redes sociais de comercialização/divulgação de alimentos veganos congelados. O processo de análise das mensagens visuais através da retórica visual e catalogação de publicações, nos permitiu compreender como e quais elementos visuais são utilizados pelas marcas para comunicar informações de consumo associados ao estilo de vida vegano.

CONGIC:

This article presents the results of the research conducted as a final year work, where we aimed to analyze publications on social networks for marketing/dissemination of frozen vegan foods. The analysis process of visual messages through visual rhetoric and cataloging of publications, allowed us to understand how and which visual elements are used by brands to communicate consumer information associated with the vegan lifestyle.

Palavras-chave: informações de consumo, retórica visual, produtos veganos, redes sociais digitais,

Palavras-chave: consumption information, visual rhetorical, vegan products, social media digital,

DOI: 10.5151/cidiconcic2023-116_650357

Referências bibliográficas
  • [1] Alimentos veganos industrializados: um mercado em constante crescimento. Vegan Business. Disponível em: Acesso em: 28 abr. 2023.
  • [2] Buscas no Google por comida vegana crescem mais de 2000% em cinco anos. Portal Veg. Disponível em: Acesso em: 28 abr. 2023
  • [3] CARDOSO, Rafael. O design gráfico e sua história. In: Revista artes visuais, cultura e criação, p. 1-7, 2008.
  • [4] Digital 2022: Another Year Of Bumper Growth. We Are Social. Disponível em: Acesso em: 08 abr. 2023.
  • [5] EMANUEL, Bárbara. Retórica no Design Gráfico. 2010. Dissertação (Master of Arts) — Master of Arts in Integrated Design, Hochschule Anhalt (Dessau). Rio de Janeiro, 2022
  • [6] Introdu / Raquel Recuero. – Salvador: EDUFBA, 2017. 80p.: (Coleção Cibercultura)
  • [7] IPEC: 32% dos brasileiros priorizam opção vegana em restaurantes. Vegan Business. Disponível em: Acesso em: 11 abr. 2023.
  • [8] Mercado vegano cresce no Brasil com ajuda de “flexitarianos”, mostra pesquisa. CNN Brasil. Disponível em: Acesso em: 28 abr. 2023.
  • [9] Nova pesquisa IPEC 2021 revela: brasileiros reduzem, por vontade própria, consumo de carne e impactam estabelecimentos. Sociedade Vegetariana Brasileira. Disponível em: Acesso em: 11 abr. 2023.
  • [10] Os desafios do Trade Marketing para Incrível. Incrível. Disponível em: Acesso em: 07 abr. 2023.
  • [11] Perdigão lança novas lasanhas para o natal a partir de dados do google. Exame. Disponível em: Acesso em: 07 abr. 2023.
  • [12] Pesquisa do IBOPE aponta crescimento histórico no número de vegetarianos no Brasil. Sociedade Vegetariana Brasileira. Disponível em: Acesso em: 15 abr. 2023
  • [13] Pesquisa sobre o Instagram no Brasil: dados de comportamento dos usuários, hábitos e p no uso do Instagram. Opinion Box. Disponível em: Acesso em 08 abr. 2023.
  • [14] Pesquisa Veganoides: Pandemia fez 3 a cada 100 pessoas virarem veganos(as). Veganoides. Disponível em: Acesso em: 28 abr. 2023.
  • [15] Tire as carnes e derivados do seu prato pelo menos uma vez por semana. Segunda Sem Carne. Disponível em: Acesso em: 10 abr. 2023.
  • [16] Veganismo no Brasil: como funciona?. Vegan Business. Disponível em: Acesso em: 15 abr. 2023.
  • [17] Vegetarianismo O que é?. Sociedade Vegetariana Brasileira. Disponível em: Acesso em: 28 out. 2022.
  • [18] Tire as carnes e derivados do seu prato pelo menos uma vez por semana. Segunda Sem Carne. Disponível em: Acesso em: 10 abr. 2023.
  • [19] 1 in 5 Brits cut down on meat consumption during Covid-19 pandemic. The Vegan Society. Disponível em: Acesso em: 28 abr. 2023
Como citar:

ROCHA, ESTHER PINHEIRO; Rocha, Nara Oliveira de Lima; "Informações de Consumo: Análise retórica de elementos visuais das postagens de produtos veganos congelados na rede social instagram", p. 1707-1715 . In: . São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidiconcic2023-116_650357

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações