Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

INFOGRAFIA E EDUCAÇÃO: PROPOSTA DE PROCESSO DE DESIGN PARA INFOGRÁFICOS NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

Escobar, Bolívar Teston de ; Spinillo, Carla Galvão ;

Artigo Completo:

O presente artigo apresenta uma proposta de design de infográficos como conteúdo didático para educação à distância. Através de levantamento bibliográfico, os conceitos de infografia, processos de design e educação à distância são apresentados e, a partir deles, requisitos para a proposta de processo de design são sugeridos e sua configuração é visualizada.

Artigo Completo:

Palavras-chave: infografia; processo de design; educação à distância.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0099

Referências bibliográficas
  • [1] AINSWORTH, Shaaron. The educational value of multiple-representations when learning complex scientific concepts. Visualization: Theory and practice in science education. Springer Netherlands, 2008. p. 191-208.
  • [2] ANDRADE, Rafael Castro. Infográficos animados e interativos em saúde: Um estudo sobre a compreensão de notícias. Dissertação (Mestrado em Design). Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
  • [3] BRASIL . Referenciais de Qualidade para Educação Superior à Distância. Ministério da Educação, Secretaria de Educação à Distância, 2007.
  • [4] BRASIL. Resolução CNE/CES 1/2016. Diário Oficial da União, Brasília, 14 de março de 2016, Seção1, págs. 23-2
  • [5] CENTRO BRASIL DESIGN (CBD). O que você quer para a sua empresa?: como inovar pelo design. Cartilha. S.d.
  • [6] CARVALHO, Juliana; ARAGÃO, Isabella. Infografia: Conceito e Prática. InfoDesign-Revista Brasileira de Design da Informação, v. 9, n. 3, 2013. P. 160-177.
  • [7] CAVALCANTI, Carolina Magalhães Costa. Tendências e Possibilidades da Educação a Distancia como modalidade de ensino. (2012).
  • [8] DA SILVA, Marco Antônio. Educação online: teorias, práticas, legislação, formação corporativa. Edicoes Loyola, 2003.
  • [9] FRANCO, Marcelo Araújo; CORDEIRO, Luciana Meneghel; CASTILLO, Renata A. Fonseca. O ambiente virtual de aprendizagem e sua incorporação na Unicamp. Educação e Pesquisa, v. 29, n. 2, 2003. P. 341-353.
  • [10] FRASCARA, Jorge. Communication design – principles, methods and practice. New York: Allworth Press, 2004.
  • [11] GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo, 2002.
  • [12] GOODWIN, Kim. Designing for the digital age: how to create human-centered products and services. Indianapolis: Wiley Publishing, 2009.
  • [13] LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos da metodologia científica. Altas, 2010.
  • [14] LIMA, Ricardo Cunha. O que é infografia jornalística? Revista InfoDesign v. 12, n. 1, 2015. P. 111-127.
  • [15] MIRANDA, Fabiano de. Animação e interação nná, Curitiba, 2013.
  • [16] MORAES, Ary. Infografia: história e projeto. São Paulo: Blucher (2013).
  • [17] PESSOA, Alberto Ricardo; MAIA, Gisele Gomes. A infografia como recurso didático na Educação à Distância. Temática, v. 8, n. 5, 2015.
  • [18] PETERS, Otto. Didática do Ensino a Distância. São Leopoldo,RS : UNISINOS, 2001.
  • [19] PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. A Guide to the Project Management Body of Knowledge – PMBOK. Pennsylvania, EUA. 2000.
  • [20] RAJAMANICKAM, Venkatesh. Infographics seminar handout. Seminars on Infographic Design, National Institute of Design, Ahmedabad, and the Industrial Design Centre, Indian Institute of Technology, Bombay. 2005.
  • [21] ROCHA, Heloísa Vieira; BARANAUSKAS, Maria Cecília Calani. Design e avaliação de interfaces humano-computador. Campinas: UNICAMP, 2003.
  • [22] SCHMITT, V. A Infografia Jornalística na Ciência e Tecnologia: um Experimento com Estudantes de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina. Dissertação de Mestrado em Engenharia e Gestão do Conhecimento. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina. 2006.
  • [23] SPINILLO, Carla Galvão. An analytical approach to procedural pictorial sequences. Tese de Doutorado (PhD) - Department of Typography & Graphic Communication, The University of Reading. Reino Unido, 2000.
  • [24] TWYMAN, Michael. A schema for the study of graphic language (tutorial paper). Processing of visible language. Springer US, 1979. 117-150.
Como citar:

Escobar, Bolívar Teston de; Spinillo, Carla Galvão; "INFOGRAFIA E EDUCAÇÃO: PROPOSTA DE PROCESSO DE DESIGN PARA INFOGRÁFICOS NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA", p. 1158-1170 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0099

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações