artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Infodesign nas escolas como viabilizador de ambientes colaborativos

Infodesign in schools as a facilitator of collaborative environments

FIGUEIREDO, Luiz Fernando Gonçalves de; OURIVES, Eliete Auxiliadora Assunção; FERRARI, Aldo Sigolo; MACEDO, Thales Eduardo; CONTI, Paolo;

artigo:

Visando atender as demandas de inclusão de tecnologias digitais no ensino público este artigo propõe um método em que, baseado nos mapas mentais e conceituais, o infodesign é aplicado nas escolas para viabilizar uma aprendizagem colaborativa. A proposta é benéfica tanto aos professores quanto aos alunos, que terão acesso à novas tecnologias e formas de aprendizagem. O método se baseia em princípios construtivistas, em que o conhecimento provém do resultado de um conjunto de interações constituídas pela relação recíproca do sujeito com seu meio e pelas articulações que ele está apto a produzir. A metodologia do projeto se configura como aplicada, pois trata-se de um modelo para orientação nas salas de aula e seu resultado será imediatamente aplicado na melhora do ensino.

artigo:

Aiming to meet the demands of inclusion of digital technologies in public education, this article proposes a method in which, based on the mental and conceptual maps, infodesign is applied in schools to enable collaborative learning. The proposal is beneficial both to teachers and students, who will have access to new technologies and forms of learning. The method is based on constructivist principles, in which knowledge comes from the result of a set of interactions constituted by the reciprocal relationship of the subject with his environment and by the articulations that he is able to produce. The methodology of the project is configured as applied, because it is a model for orientation in the classrooms and its result will be immediately applied in the improvement of teaching.

Palavras-chave: infodesign; aprendizagem; método,

Palavras-chave: infodesign; learning; method,

DOI: 10.5151/ped2018-2.2_ACO_16

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

FIGUEIREDO, Luiz Fernando Gonçalves de; OURIVES, Eliete Auxiliadora Assunção; FERRARI, Aldo Sigolo; MACEDO, Thales Eduardo; CONTI, Paolo; "Infodesign nas escolas como viabilizador de ambientes colaborativos", p. 806-820 . In: Anais do 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design (2018). São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2018-2.2_ACO_16

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações