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Infobus – Projeto instrucional sobre mobilidade urbana e transporte público na cidade de Campinas/SP

Infobus - Instructional project on urban mobility and public transport in the city of Campinas/SP

Real, Victor Kraide Corte; Repasche, Kathleen Aparecida; Tung, Lillian Nogami;

Artigo completo:

A eficiência do transporte público no Brasil tem sido frequentemente questionada devido a constantes transtornos observados na rotina dos usuários. Atrelada ao aumento populacional, a preferência pelos veículos automotores cria um cenário caótico à mobilidade urbana, acarretando na ampliação dos problemas, como congestionamento nas vias, elevado índice de acidentes de trânsito, dificuldades no acesso ao transporte público e poluição. Simultaneamente, observa-se o reflexo desses fatores em cidades de pequeno e médio porte, como é o caso do município de Campinas/SP, que possui cerca de um milhão de habitantes e o número de veículos cresce numa escala proporcionalmente maior do que o próprio aumento da população. Outro problema que influencia o trânsito é a desorganização e a descentralização de informações disponíveis sobre o transporte coletivo, tanto no meio digital, quanto físico. Neste sentido, o presente projeto fez um levantamento a respeito do desconhecimento do público a respeito do trânsito e dos meios de locomoção, no cenário atual de Campinas/SP, com o objetivo de discutir propostas que visam oferecer alternativas para minimizar o problema. Assim, baseado nos conceitos de Design Instrucional e de Design Editorial, o conteúdo proposto é representado por dois modelos de ações projetuais. O primeiro consiste em um manual físico e a segunda abrange um aplicativo para dispositivo móvel. Tais propostas visam proporcionar maior praticidade e tranquilidade aos usuários através de meios de comunicação mais eficazes e que transmitam maior confiança sobre as possibilidades de mobilidade urbana, com o intuito de estimular a utilização do transporte público.

Artigo completo:

The efficiency of public transport in Brazil has been frequently questioned due to the constant nuisances in the user’s routine. Tied to the population increase, the preference for auto-vehicles creates a chaotic scenario for human mobility, increasing problems such as traffic congestion on the roads, a high rate of traffic accidents, difficult access to public transport and pollution. At the same time, these facts also reflect in small and medium-sized cities, such as Campinas/SP, which has about one million inhabitants, and the number of vehicles grows in a higher proportion than its population increases. Another problem that influences traffic is the disorganization and decentralization of information available about collective transportation, both in digital and physical environments. Therefore, the present project made a survey about the public’s lack of knowledge about traffic and means of locomotion in the current scenario of Campinas/SP, in order to discuss proposals that aim to offer alternatives to minimize the problem. Thus, based on the concepts of Instructional and Editorial Design, the proposed content is represented by two models of project actions. The first one consists in a physical manual and the second embraces a mobile application. These proposals aim to provide greater convenience and tranquility to users through more effective means of communication and to transmit greater confidence about the possibilities of urban mobility, in order to stimulate the use of public transportation.

Palavras-chave: transporte público, ônibus, informação, design instrucional, universitários,

Palavras-chave: public transport, bus, information, instructional design, undergraduates,

DOI: 10.5151/9cidi-congic-2.0134

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Como citar:

Real, Victor Kraide Corte; Repasche, Kathleen Aparecida; Tung, Lillian Nogami; "Infobus – Projeto instrucional sobre mobilidade urbana e transporte público na cidade de Campinas/SP", p. 797-809 . In: Anais do 9º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2019 e do 9º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/9cidi-congic-2.0134

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