Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Influências da causa ambiental sobre a comunicação corporativa: o design como catalisador de mudanças sociais

Influences of the environmental cause on corporate communication: design as a catalyst for social change.

SANTOS, Núbia Alves ; MARTINS, Ivy Francielle Higino ; CAVALCANTE, Kalígia Silva Siqueira ; BRITO, Jaiane da Costa ;

Artigo:

O presente trabalho investiga os impactos causados pela pressão de grupos ambientalistas sobre o mercado e a comunicação corporativa. O propósito desta investigação é recolher informações úteis para direcionar a atividade de profissionais que lidam com a comunicação corporativa e que pretendem transmitir, por meio de seus trabalhos, um posicionamento ético e colaborativo em relação à causa ambiental. Dentre esses profissionais, destacam-se os designers gráficos, cuja atividade não se limita à dimensão econômica da comunicação corporativa, mas pode e deve abranger a dimensão política e ética que possibilita ao design funcionar como um catalisador de mudanças sociais. Com os estudos e reflexões que apresenta, este artigo espera gerar contributos que auxiliem tais profissionais a construir boas relações de comunicação entre as empresas que eles atendem, os consumidores dos produtos e serviços dessas empresas e a sociedade como um todo.

Artigo:

The present work investigates the origins of the environmental cause and the impact caused by the pressure of environmental groups on the corporate market and corporate communication. The purpose of this investigation is to collect useful information to guide the activity of professionals who deal with corporate communication and who intend to convey, through their work, an ethical and collaborative positioning in relation to the environmental cause. Among these professionals, we highlight the graphic designers, whose activity is not limited to the economic dimension of corporate communication, but can and should encompass the political and ethical dimension that enables Design to function as a catalyst for social changes. With the studies and reflections that it presents, this article hopes to generate contributions that help these professionals to build good communication relationships between the companies they serve, the consumers of these companies' products and services and society as a whole.

Palavras-chave: Ambientalismo; Sociedade; Design Gráfico.,

Palavras-chave: Environmentalism; Society; Graphic Design.,

DOI: 10.5151/ped2022-8881359

Referências bibliográficas
  • [1] AGF - A GREENER FESTIVAL. About Us. Disponível em: . Acesso em: 23/02/2022.
  • [2] BARBOSA, Vanessa. 20 empresas - modelo em responsabilidade socioambiental. 2014. Disponível em: . Acesso em: 13/04/202
  • [3] BRF. Plano BRF de Sustentabilidade. 2020. Disponível em: . Acesso em: 09/04/2022.
  • [4] CÂMPERA, Francisco. Vale, exemplo mundial de incompetência e descaso. 2019. In: Jornal El País (on-line), Caderno Opinião, 2019. Disponível em: . Acesso em: 25/10/2021.
  • [5] CASTRO, Giovanna. Brumadinho 2 anos: ações da Vale subiram 140% enquanto se discute indenização. 2021. Disponível em: . Acesso em: 23/10/2021.
  • [6] CORDANI, Umberto G.; MARCOVITCH, Jacques; SALATI, Eneas. Avaliação das ações brasileiras após a Rio-92. 1997. In: Estudos Avançados, 11 (29), 1997, p. 399-408. Disponível em: . Acesso em: 20/10/2021.
  • [7] COSTA, Gustavo. 5 empresas que são exemplos de Logística Reversa. 2018. Disponível em: . Acesso em: 13/04/2022.
  • [8] COSTA, Joan. A imagem da marca: um fenômeno social. Tradução de Osvaldo Antonio Rosiano. São Paulo: Edições Rosari, 2011.
  • [9] CRUZ, Camila Oliveira. Design ecológico. 2021. Disponível em: . Acesso em 28/10/2021.
  • [10] DISNEYPLUS. Animações Wall-E e Rio. 2022. Disponível em: . Acesso em: 23/02/2022.
  • [11] ECO RESPONSE. Conquistas ambientais no Brasil: o quanto evoluímos nos últimos tempos. 2020. Disponível em: . Acesso em: 11/03/2022.
  • [12] EMICIDA. Passarinhos ft. Vanessa Da Mata. 2015. Disponível em: . Acesso em: 23/02/2022.
  • [13] ÉPOCA. Bradesco, Itaú e Santander aderem à Brasil Clima, Florestas e Agricultura. 2020. Disponível em: . Acesso em: 09/04/2022.
  • [14] FILIPE, L.; ALEIXO, A. M. Tendências do Mercado de Trabalho: o que esperam as empresas das gerações millennials e Z. In: MARQUES, A. P. et al. (Org.). Ser diplomado do ensino superior: escolhas, percursos e retornos. 2017. Centro de Investigação em Educação (CIEd) Instituto de Educação, Universidade do Minho, 2017, p. 139-159.
  • [15] FORLEPA, Ana. Design e marketing digital: qual a relação. Ninho digital. 2019. Disponível em: . Acesso em: 28/10/2021.
  • [16] G1 SP. Lei que proíbe estabelecimento de fornecer utensílios plásticos descartáveis na cidade de SP completa um ano. 2022. Disponível em: . Acesso em: 11/03/2022.
  • [17] GME - GONZAGA MUSIC ENTERTAINMENT. Xote Ecológico. 2021. Disponível em: . Acesso em: 23/02/2022.
  • [18] GRALHA, Sofia Andreia Cunha. A Dimensão Política do Design de Comunicação: uma exploração prática. Dissertação [Mestrado em Design e Novos Media]. Universidade de Lisboa. 2017, 181 f. Disponível em: . Acesso em: 11/04/2022.
  • [19] GREENPEACE. Quem Somos. Disponível em: . Acesso em: 08/04/2022.
  • [20] HBO MAX. Filme Free Willy. 2022. Disponível em: . Acesso em: 23/02/2022.
  • [21] LIMA, Kelly. O desafio da Comunicação para o Desenvolvimento Sustentável. 2020. Disponível em: . Acesso em: 10/04/2022.
  • [22] MÁXIMO FILHO, W. T. Arte-educação: práticas de intervenção urbana. 2017. 89 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. Disponível em: . Acesso em: 09/04/20
  • [23] MEIO & MENSAGEM. Natura de The Body Shop investem em Logística Reversa. 2020. Disponível em: . Acesso em: 09/04/2022.
  • [24] MENEZES, Monica.; REIS, Luciana.;VILAÇA, Paula. Technology Roadmapping (trm) no contexto do Ecodesign: Um Estudo de caso da Madeira Plástica. 2010. Disponível em: . Acesso em: 09/04/2022.
  • [25] MJV. Greenwashing: conheça os perigos dessa prática para as empresas. 2021. Disponível em: . Acesso em: 19/10/2021.
  • [26] NUNES, Cristine. Cultura Industrial x Alianças globais: O caso das Mamadeiras. 2009. Disponível em: . Acesso em: 10/04/2022.
  • [27] OLMOS, Filipe. Storytelling e Storydoing: Qual a diferença? 2021. Disponível em: . Acesso em: 10/04/2022.
  • [28] PLÜSS, Jessica Davis. Nestlé tenta convencer críticos de fórmulas infantis. 2020. Disponível em: . Acesso em: 22/10/2021.
  • [29] POLITO, Reinaldo. As explicações da vale sobre brumadinho convenceram? 2019. Disponível em: . Acesso em: 25/10/2021.
  • [30] PORTAL ACIONISTA. Como o trabalho dos ativistas ambientais começa a influenciar as empresas. 2020. Disponível em: . Acesso em: 19/10/2021.
  • [31] PORTAL EDUCAÇÃO. Histórico do movimento ambientalista. 2021. Disponível em: . Acesso em: 18/10/2021.
  • [32] PROTESTE. PROTESTE conquista vitória de greenwashing contra a FIAT, General Motors do Brasil e FORD. 2017. Disponível em: . Acesso: 09/04/2022.
  • [33] QUEIROZ, Antônio Augusto de. Relações institucionais: o que são, como atuam grupos de pressão. Diap-Departamento intersindical de assessoria parlamentar. Brasília, 04 de Setembro de 2018. Disponível em: . Acesso em: 21/10/2021.
  • [34] REBELLO, Aiuri; RAMALHOSO, Wellington. Barragem se rompe em Brumadinho e atinge casas; vítimas são levadas a BH. 2019. Disponível em: . Acesso em: 10/04/2022.
  • [35] RODRIGUES, José Austerliano. Defesa do consumidor-cidadão digital: boicote ecológico. 2021. Disponível em: . Acesso em: 19/10/2021.
  • [36] ROWLAND, Michael Pellman. Millennials are driving the worldwide shift away from meat. FORBES. 2018. Disponível em: . Acesso em: 23/02/2021.
  • [37] SANREMO. Todos os produtos da Sanremo são livres de BPA. 2016. Disponível em: . Acesso em: 09/03/2022.
  • [38] SANTOS, Ana. Greenwashing: o que significa esse termo? 2020. Disponível em: . Acesso em: 09/04/2022.
  • [39] SANTOS, Vanessa Sardinha. Desastre ambiental em Brumadinho. 2021. Disponível em: . Acesso em: 23/10/2021.
  • [40] SILVA, Vanessa.; SCHERER, Flávia.; PIVETA, Natália. Práticas Empresariais e o Efeito Greenwash: Uma Análise no Contexto Beauty Care. 2018. Disponível em: . Acesso em: 10/04/2022.
  • [41] SOUZA, Felipe ; FELLET, João. Brumadinho é o maior acidente de trabalho já registrado no Brasil. 2019. Disponível em:. Acesso em: 10/04/2022.
  • [42] SOUZA, Gabriela C. S. de. Plásticos Utilizados na Indústria Alimentícia, seus Malefícios para a Sustentabilidade: A Toxicidade do BPA e a quantidade de lixo gerado. Trabalho de Conclusão de Curso [Graduação], FACES-UNICEUB, 2021. Disponível em: . Acesso em: 10/04/2022.
  • [43] TRAVIS, Daryl. Emotional branding: how successful brands gain the irrational edge. Roseville Califórnia: Prima Venture, 2000.
  • [44] TUPPERWARE. Os produtos da Tupperware são livres de Bisfenol? Disponível em:. Acesso em: 07/03/2022.
  • [45] WVEGAN. Estimativa de porcentagem de vegetarianos e veganos no Brasil. 2019. Disponível em: . Acesso em: 21/10/2021.
  • [46] WWF. Nossa história. 2021. Disponível em: . Acesso em: 18/10/2021.
Como citar:

SANTOS, Núbia Alves; MARTINS, Ivy Francielle Higino; CAVALCANTE, Kalígia Silva Siqueira; BRITO, Jaiane da Costa; "Influências da causa ambiental sobre a comunicação corporativa: o design como catalisador de mudanças sociais", p. 5335-5350 . In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2022-8881359

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações