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INFLUÊNCIA DOS COMBUSTÍVEIS AUTOMOTIVOS NO MATERIAL PARTICULADO ATMOSFÉRICO DE SÃO PAULO E RIO DE JANEIRO

Vicentini, Pedro Caffaro ; Melo, Tadeu Cavalcante Cordeiro de ; Loureiro, Luciana Neves ; Moreira, Márcia Figueiredo ; Alves, Nelson da Silva ;

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São apresentados os resultados de um estudo realizado pela Petrobras, USP e PUC-RJ para determinar a influência das principais fontes na formação do material particulado (MP) nas regiões metropolitanas de São Paulo e Rio de Janeiro, em especial o MP2,5. Um dos objetivos foi a caracterização completa do MP presente no gás de escapamento de veículos típicos da frota brasileira. Utilizando técnicas de amostragem e medição inovadoras, foram testados combustíveis com diversos teores de enxofre em veículos leves (ciclo Otto e ciclo Diesel), ciclomotores e motores pesados a diesel. Durante um ano fez-se a coleta de MP ambiental em oito estações de monitoramento, quatro em cada metrópole. Técnicas avançadas de análise foram empregadas para caracterizar o material particulado coletado. Na sequência, foram utilizadas técnicas de estatística multivariada para quantificar a participação de certas tipologias de fontes de poluentes. Os resultados obtidos mostraram que, nos últimos anos, a qualidade do ar não sofreu alteração importante nas metrópoles estudadas, o que pode ser creditado à evolução nas tecnologias veiculares e nos combustíveis, além da renovação da frota. Com relação à contribuição dos combustíveis automotivos na formação do MP2,5 atmosférico, verificou-se que esta é de cerca de 60% nos dois centros, considerando as emissões diretas e os aerossóis secundários, a maior parte dos quais pode ser atribuída a reações em que participam compostos orgânicos de origem veicular.

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DOI: 10.5151/engpro-simea2015-PAP192

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Como citar:

Vicentini, Pedro Caffaro; Melo, Tadeu Cavalcante Cordeiro de; Loureiro, Luciana Neves; Moreira, Márcia Figueiredo; Alves, Nelson da Silva; "INFLUÊNCIA DOS COMBUSTÍVEIS AUTOMOTIVOS NO MATERIAL PARTICULADO ATMOSFÉRICO DE SÃO PAULO E RIO DE JANEIRO", p. 538-557 . In: In Anais do XXIII Simpósio Internacional de Engenharia Automotica - SIMEA 2014 [=Blucher Engineering Proceedings]. São Paulo: Blucher, 2015. . São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/engpro-simea2015-PAP192

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