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Influência do teor de enxofre da gasolina brasileira nas emissões de poluentes legislados

Influence of brazilian gasoline sulfur content on regulated pollutant emissions

CARVALHO, Rogério Nascimento de ; MACHADO, Guilherme Bastos ; SILVA, Katia Moniz da ; MELO, Tadeu ; VICENTINI, Pedro Caffaro ; PEREIRA, Leonardo Pedreira ; BRAGA, Sergio Leal ;

Trabalho completo:

Este trabalho apresenta uma avaliação experimental da influência do teor de enxofre, nos níveis de 50 mg/kg (S50) e 10 mg/kg (S10) da gasolina comercial brasileira E27, nas emissões de poluentes legislados no país, com vistas à futura fase L8 do Proconve a partir de 2025. Para tanto, foi realizado um programa de testes abrangente, buscando investigar os efeitos na frota circulante e em veículos novos. Foram avaliadas as emissões instantâneas em ciclo urbano, de 7 veículos flex das fases L4 a L7 do Proconve. Foram também realizados ensaios sequenciais de acúmulo de quilometragem em veículos L6 e L7, para avaliar uma eventual saturação dos catalisadores com aumento progressivo das emissões. Por último, foram feitos ensaios de durabilidade das emissões, utilizando um queimador para envelhecimento acelerado do sistema catalítico de um veículo EPA Tier 3 - Bin 70 dos EUA, que equivale aproximadamente à futura fase L8 - Bin 50 do Proconve. Os resultados obtidos indicaram comportamentos similares entre as gasolinas S50 e S10 quanto às emissões de poluentes em todos os veículos e condições de teste avaliados. 

Trabalho completo:

This paper presents an experimental evaluation of the sulfur content influence, at 50 mg/kg (S50) and 10 mg/kg (S10) levels of Brazilian commercial gasoline with 27% in volume of anhydrous ethanol (E27), on legislated emissions, aiming for the 2025, L8 phase of Proconve (Air Pollution Control Program by Motor Vehicles). A comprehensive test program was carried out to investigate sulfur effects on the emissions of current and new vehicles. Urban cycle instantaneous emissions of seven flex-fuel vehicles from Proconve phases L4 to L7 were assessed. Sequential tests were also carried out for mileage accumulation in L6 and L7 vehicles, to investigate a possible catalyst saturation with progressive increase in emissions. Lastly, emissions durability tests were performed using a burner for accelerated aging of the catalyst system from an US EPA Tier 3 - Bin 70 vehicle, which is approximately equivalent to the future Proconve L8 - Bin 50. Results showed similar behaviors between S50 and S10 gasolines in terms of regulated pollutant emissions for all evaluated vehicles and test conditions.

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DOI: 10.5151/simea2023-PAP49

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Como citar:

CARVALHO, Rogério Nascimento de; MACHADO, Guilherme Bastos; SILVA, Katia Moniz da; MELO, Tadeu; VICENTINI, Pedro Caffaro; PEREIRA, Leonardo Pedreira; BRAGA, Sergio Leal; "Influência do teor de enxofre da gasolina brasileira nas emissões de poluentes legislados", p. 318-323 . In: Anais do XXX Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva . São Paulo: Blucher, 2023.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/simea2023-PAP49

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