setembro 2018 vol. 1 num. 5 - XXII Congresso Brasileiro de Engenharia Química

Pôster - Open Access.

Idioma principal

INFLUÊNCIA DO PROCESSO DE IMPREGNAÇÃO QUÍMICA DO CAROÇO DE AÇAÍ ( EUTERPE OLERÁCEA ) NA ACIDEZ DO BIO-ÓLEO OBTIDO VIA PIRÓLISE EM ESCALA DE BANCADA.

CASTRO, D. A. R; GUERREIRO, L.H. H; ASSUNÇÃO, F. P. C; RIBEIRO, H. J. S; FERREIRA, C. C; SANTOS, W. G; MACHATO, N. T;

Pôster:

Neste trabalho, caroços de açaí (Euterpe Olerácea) in natura eimpregnado com solução aquosa 2 mol/L de hidróxido de sódio (NaOH) foramsubmetidos ao processo de pirólise em escala de bancada para produção de Bio-óleo(PLO). As pirólises foram realizadas em um reator de borosilicato de 100 ml, a 450 °Ce 1 atm. Os Bio-óleos obtidos foram submetidos as análises de Espectroscopia deInfravermelho e Índice de Acidez. Com as análises dos espectros de infravermelho foipossível perceber a redução na intensidade das bandas de ácidos carboxílicos do bioóleoproduzido a partir de caroços impregnados em relação aos bio-óleos obtidos apartir do caroço in natura. O resultado foi comprovado com os resultados do índice deacidez que apresentou uma redução máxima de aproximadamente 88%. Mostrando aeficiência do processo de impregnação com NaOH no incremento da qualidade do bioóleoproduzido via pirólise do caroço de açaí

Pôster:

Palavras-chave: ,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/cobeq2018-PT.0388

Referências bibliográficas
  • [1] SUAREZ, P. A. Z.; SANTOS, A. L. F.; RODRIGUES, J. P.; MELQUIZEDEQUE, B. A. Biocombustíveis a partir de óleos e gorduras: Desafios tecnológicos para viabilizá-los. Química nova, v. 32, n. 3, pp. 768, 2009. SEDEME - Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia Disponível em: . Acesso em: 13 de Abril de2018.
Como citar:

CASTRO, D. A. R; GUERREIRO, L.H. H; ASSUNÇÃO, F. P. C; RIBEIRO, H. J. S; FERREIRA, C. C; SANTOS, W. G; MACHATO, N. T; "INFLUÊNCIA DO PROCESSO DE IMPREGNAÇÃO QUÍMICA DO CAROÇO DE AÇAÍ ( EUTERPE OLERÁCEA ) NA ACIDEZ DO BIO-ÓLEO OBTIDO VIA PIRÓLISE EM ESCALA DE BANCADA.", p. 1456-1459 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobeq2018-PT.0388

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações