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Influência do perfil do anel de controle de óleo no consumo de óleo em tempo real e emissões de particulado

Influence of oil control ring profile on real-time lube oil consumption and particulate emissions

FINETO, Bruno ; MAZUCO, Felipe ; SIMAS, Fernando Santurbano Tavares ; D'ALESSANDRO, Guilherme Buzzi ;

Trabalho completo:

O cenário global está cada vez mais rigoroso no controle de emissões de materiais particulados, que ficam suspensos na atmosfera, sendo nocivos à saúde e ao meio ambiente. Uma fonte importante de particulados é a reação de combustão de motores veiculares. Na Europa, os motores já possuem sistemas de pós-tratamento instalados para atender aos níveis da legislação Euro 6. Entretanto, nos veículos bicombustíveis nacionais (etanol e gasolina) esse sistema de pós-tratamento não é aplicado. O objetivo desse trabalho é avaliar o impacto do perfil de anel de controle de óleo nos níveis de emissão de particulado e consumo de óleo com a utilização de combustível de menor impacto ambiental (etanol) e sem utilização de sistemas de pós-tratamento dos gases de escape. Duas variantes de perfil de anel de controle de óleo foram avaliadas em um motor com turbocompressor, injeção direta e bicombustível que atende a legislação brasileira PROCONVE L7. A avaliação foi realizada a partir de testes em dinamômetro de bancada utilizando um contador de partículas e um sistema com espectrômetro de massa para medição de consumo de óleo em tempo real. Os resultados mostram uma influência direta do perfil de anel de óleo no nível de emissões de particulados em ciclo transiente e consumo de óleo em plena carga.

Trabalho completo:

The global scenario is increasingly rigorous in controlling emissions of particulate materials, which are suspended in the atmosphere, being harmful to health and the environment. An important source of particulates is the combustion reaction of vehicular engines. In Europe, the engines already have post-treatment systems installed to meet the levels of Euro 6 legislation. However, in national flex fuel vehicles (ethanol and gasoline) this post-treatment system is not applied. The objective of this work is to evaluate the impact of the oil control ring profile on the levels of particulate emission and oil consumption with the use of low environmental impact fuel (ethanol) and absence of any exhaust gas post-treatment system. Two variants of oil control ring profile were evaluated in a turbocharged, direct injection and flex fuel engine that meets the Brazilian legislation PROCONVE L7. The evaluation was performed in dynamometer tests using a particle counter and a system with mass spectrometer to measure oil consumption in real time. The results show a direct influence of the oil control ring profile on the level of transient cycle particulate emissions and oil consumption under full load conditions.

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DOI: 10.5151/simea2023-PAP29

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Como citar:

FINETO, Bruno; MAZUCO, Felipe; SIMAS, Fernando Santurbano Tavares; D'ALESSANDRO, Guilherme Buzzi; "Influência do perfil do anel de controle de óleo no consumo de óleo em tempo real e emissões de particulado", p. 219-225 . In: Anais do XXX Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva . São Paulo: Blucher, 2023.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/simea2023-PAP29

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