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Influência de requisitos NCAP e do programa Rota 2030 na implementação de sistemas AEB para indústria automotiva brasileira

Influence of NCAP requirements and Rota 2030 program in the implementation of AEB systems for Brazilian automotive industry

Santos, Pedro Matheus; Guinzani, Deocarlo; Lima, Guilherme Alves; Batagini, Emerson;

Artigo:

A adoção de sistemas de assistência de direção está cada vez mais relacionada com o aumento da segurança nas estradas. Em alguns países da Europa e nos Estados Unidos já existem ou estão sendo desenvolvidas legislações relacionadas à implementação de novas tecnologias de segurança veicular, como o AEB – frenagem automática de emergência. No Brasil existem três pilares que visam trazer esses tipos de sistemas para o cenário nacional, são eles: o roadmap do DENATRAN, que visa estabelecer, como legislação, o uso de novas tecnologias para segurança veicular; o NCAP, que estabelece requisitos para classificação de veículos em níveis de segurança; e o Rota 2030 que busca antecipar a aplicação desses sistemas através de incentivos fiscais. O artigo visa estudar como o AEB, uma das tecnologias recomendadas por esses três pilares, pode reduzir o índice de acidentes no cenário nacional com base no cenário mundial.

Artigo:

The adoption of driver assistance system is progressively related with the increase of safety in the highways. In some European countries and the United States already exist or are being developed legislations related to the implementation of new technologies, such as AEB (Automatic Emergency Braking). In Brazil exist three pillars that seek to bring those types of systems for the national scenery, which are: DENATRAN roadmap is a program that looks for to establish the use of new technologies for transport safety; NCAP, that establishes requirements for classification of vehicles in levels of safety; and Rota 2030 that aims to antecipate the application of those systems through fiscal incentives. The article pursues to study how AEB, one of the technologies recommended by those three pillars, can reduce the rate of accidents in the national scenery compared to the world reality.

Palavras-chave: -,

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DOI: 10.5151/simea2019-PAP75

Referências bibliográficas
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Como citar:

Santos, Pedro Matheus; Guinzani, Deocarlo; Lima, Guilherme Alves; Batagini, Emerson; "Influência de requisitos NCAP e do programa Rota 2030 na implementação de sistemas AEB para indústria automotiva brasileira", p. 786-801 . In: XXVII Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/simea2019-PAP75

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