Setembro 2018 vol. 1 num. 5 - XXII Congresso Brasileiro de Engenharia Química

Pôster - Open Access.

Idioma principal

INFLUÊNCIA DE QUEBRA-ONDAS E MOVIMENTOS MARÍTIMOS NA EFICIÊNCIA DE SEPARADORES GRAVITACIONAIS TRIFÁSICOS: UM ESTUDO COM FLUIDODINÂMICA COMPUTACIONAL

SILVA, P. A ; MEDRONHO, R. A ; KLEIN, T. S ;

Pôster:

Separadores gravitacionais trifásicos são equipamentos responsáveis porpromover a separação primária do petróleo, possuindo diversos dispositivos internos paramelhorar a performance da separação. Dentre eles, pode-se destacar os quebra-ondas, osquais são responsáveis por suavizar os efeitos turbulentos provocados pela movimentaçãodas estruturas de produção offshore devido às condições oceânicas. Neste trabalho, foianalisada a operação do equipamento durante a movimentação relativa de arfagem. Ointuito dessa análise foi determinar a influência de parâmetros como quantidade, altura epermeabilidade de quebra-ondas na separação das fases oleosa e aquosa. Para tanto, foramrealizadas simulações numéricas utilizando o software CFX 18.0. A partir dos resultadosencontrados, foi verificado que a permeabilidade dos quebra-ondas é o fator mais relevantena eficiência de separação. Também foi proposta uma configuração com apenas um únicoquebra-ondas posicionado próximo ao vertedor, com uma área livre inferior equivalente a35% do diâmetro do equipamento e uma permeabilidade de 10-10m2.

Pôster:

Palavras-chave: ,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/cobeq2018-PT.0242

Referências bibliográficas
  • [1] BHATTACHARYYA, R. Dynamics of Marine Vehicles. 1ª. ed. New York: John Wiley & Sons, 1978. BRASIL, N.; ARAÚJO, M.; SOUSA, E. Process. Petróleo e Gás. 2ª. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2014. SANT'ANNA, N.S., ALVES, J.V.B., MEDRONHO, R.A. A Influência da Arfagem em Plataformas de Produção de Petróleo sobre o Desempenho de Separadores Gravitacionais. 6º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Petróleo e Gás, Florianópolis, 201 THOMAS, J. E. Fundamentos de Eng. de Petróleo. 2ª. ed. Rio de Janeiro: Interciência, 2004.
Como citar:

SILVA, P. A; MEDRONHO, R. A; KLEIN, T. S; "INFLUÊNCIA DE QUEBRA-ONDAS E MOVIMENTOS MARÍTIMOS NA EFICIÊNCIA DE SEPARADORES GRAVITACIONAIS TRIFÁSICOS: UM ESTUDO COM FLUIDODINÂMICA COMPUTACIONAL", p. 886-889 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobeq2018-PT.0242

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações