Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

INFLUÊNCIA DE DIFERENTES ÁLCOOIS NO ESTUDO DO EQUILÍBRIO LÍQUIDO-LÍQUIDO DO SISTEMA BIODIESEL DE SOJA + ÁLCOOL + GLICERINA

MELO, K. R. B. ; ANDRADE, R. G. S. A. ; VIEIRA, W. T. ; SOLLETI, J. I. ; CARVALHO, S. H. V. ;

Artigo Completo:

Alguns líquidos puros, quando misturados em proporções apropriadas a certas temperaturas e pressões, não formam apenas uma fase líquida homogênea, mas duas com diferentes composições. Se estas fases estão em equilíbrio termodinâmico, então o fenômeno é chamado equilíbrio líquido-líquido. Conhecer o equilíbrio de fases é fundamental para o projeto, operação e controle de unidades industriais. Dentre os processos que utilizam os conceitos de ELL, cita-se a produção de biodiesel a partir da transesterificação, na qual há a formação de duas fases, visto que os produtos são parcialmente miscíveis. Nesse processo, esses conceitos são empregados visando aperfeiçoar as etapas de purificação e separação dos produtos obtidos. Este trabalho objetivou estudar o ELL de dois sistemas biodiesel/álcool/glicerina, a partir do biodiesel de soja. Para isso foram obtidos, pelo método de turvação por titulação, dados para os sistemas biodiesel de soja etílico/etanol/glicerina e biodiesel de soja metílico/metanol/ glicerina, a 25ºC. A partir dos dados obtidos, construíram-se os diagramas ternários e os mesmos apresentaram um comportamento bem caracterizado, com uma ampla região de duas fases. Reproduziram-se também as tie lines, utilizando o método de secagem. Os resultados indicaram que os álcoois distribuem-se predominantemente na fase rica em glicerina e que o tipo de álcool exerce influência na solubilidade do sistema, sendo essa beneficiada pela presença de etanol.

Artigo Completo:

Palavras-chave: etanol,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/chemeng-cobeqic2017-292

Referências bibliográficas
  • [1] CAVALCANTE JUNIOR, F.S. Um estudo comparativo das eficiências e emissões de poluentes gerados na combustão assistida do glicerol bruto e da glicerina. Dissertação de Mestrado em ciências físicas aplicadas, Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza/CE, 2012.
  • [2] FALCÃO, P.W.C. Produção de biodiesel em meio supercrítico. Tese de Doutorado em Engenharia Química, COPPE, Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Rio de Janeiro/RJ, 2011.
  • [3] HACKBART, L. M. Equilíbrio Líquido-Líquido de Sistemas Contendo Fenol- Água- solvente: Obtenção e Modelagem Termodinâmica. Dissertação de Mestrado em Engenharia de Processos Químicos e Térmicos - Universidade Federal do Paraná, Curitiba/PR, 2007.
  • [4] SMITH, J.M.; VAN NESS, H.C.; ABBOTT, M.M. Introdução à Termodinâmica da Engenharia Química. 5ª ed. Rio de Janeiro: LTC, 2000.
Como citar:

MELO, K. R. B.; ANDRADE, R. G. S. A.; VIEIRA, W. T.; SOLLETI, J. I.; CARVALHO, S. H. V.; "INFLUÊNCIA DE DIFERENTES ÁLCOOIS NO ESTUDO DO EQUILÍBRIO LÍQUIDO-LÍQUIDO DO SISTEMA BIODIESEL DE SOJA + ÁLCOOL + GLICERINA", p. 1646-1651 . In: Anais do XII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica [=Blucher Chemical Engineering Proceedings, v. 1, n.4]. ISSN Impresso: 2446-8711. São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/chemeng-cobeqic2017-292

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações