Julho 2017 vol. 4 num. 2 - IX SBEA + XV ENEEAmb + III FLES

Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

INFLUÊNCIA DAS CONDIÇÕES METEOROLÓGICAS DA CIDADE DE NATAL-RN NA DISPERSÃO DE POLUENTES ATMOSFÉRICOS

Lopes, Thiago Santos de Almeida ; Silva, Adriano Oliveira da ; Miranda, Camila Bonfim ; Santos, Isabella Vieira ; Araújo, Narcísio Cabral de ;

Artigo Completo:

A problemática da poluição atmosférica urbana tem se tornado um dos principais fatores de degradação da qualidade de vida da população. O monitoramento da qualidade do ar é essencial para o diagnóstico das condições da atmosfera, pois visa à aplicação de medidas de controle para fontes emissoras de poluentes, a criação de tecnologias de contenção da poluição, a execução de políticas públicas e a manutenção da saúde da população. Entre as variáveis que influenciam no transporte e difusão dos poluentes podem-se citar as condições meteorológicas, onde a ocorrência de ventos e precipitações pode interferir no tempo de permanência dos poluentes na atmosfera. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a influência de parâmetros meteorológicos como velocidade dos ventos, temperatura, pressão e umidade relativa do ar, sobre a dispersão de poluentes atmosféricos na cidade de Natal-RN, no período de 01 a 30 de abril de 2016. Constatou-se que o comportamento dos ventos e as elevadas temperaturas favoreceriam a dispersão de poluentes atmosféricos, caso ocorresse um episódio de poluição do ar durante o período estudado. Já as condições de pressão indicaram que a atmosfera da cidade é neutra, o que permitiria a dispersão dos poluentes atmosféricos sem favorecer ou dificultar o processo. Por fim, observou-se que a umidade relativa do ar apresentou valores satisfatórios (acima de 60%), o que, em casos de elevadas concentrações de poluentes na atmosfera, não contribuiria para o agravamento de doenças respiratórias.

Artigo Completo:

Palavras-chave: Poluição do ar, Parâmetros meteorológicos, Dispersão de poluentes,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/xveneeamb-111

Referências bibliográficas
  • [1] DA SILVA, Ícaro Breno et al. Uso da Geoestatística na Avaliação da Distribuição de Material Particulado Respirável na Cidade de Fortaleza, Ceará (Use of Geostatistics in the Assessment of Respirable Particulate Matter Distribution in the City of Fortaleza, Ceará). Revista Brasileira de Geografia Física, v. 9, n. 2, p. 334-345, 2016.
  • [2] KOYAMA, Joao Karlos; DE ARAÚJO, José Hilton Bernardino; SILVA, Renan Freitas. MONITORAMENTO DA QUALIDADE DO AR NO MUNICÍPIO DE CASCAVEL– PR POR ANALISADOR PORTÁTIL DE GASES. Revista Nacional de Gerenciamento de Cidades/National Journal of Cities Management, v. 3, n. 16, 2015.
  • [3] LEITE, João Miguel Barrote Lopes. Aplicabilidade de sensores de baixo custo a redes de monitorização da qualidade do ar. 2016. Tese de Doutorado.
  • [4] MARTINS, Eduardo Monteiro; FORTES, Julio Domingos Nunes; DE ARAÚJO LESSA, Ricardo. MODELAGEM DE DISPERSÃO DE POLUENTES ATMOSFÉRICOS: AVALIAÇÃO DE MODELOS DE DISPERSÃO DE POLUENTES EMITIDOS POR VEÍCULOS. Revista Internacional de Ciências, v. 5, n. 1, p. 2-19, 2015.
  • [5] MELO, J. R.; LIMA, E. P.; GIMENES, M. L. SIMULAÇÃO DAS EMISSÕES ATMOSFÉRICAS DO PROCESSO KRAFT DE PRODUÇÃO DE CELULOSE NA QUALIDADE DO AR. Blucher Chemical Engineering Proceedings, v. 1, n. 2, p. 12432-12439, 201
  • [6] OLIVEIRA, Priscila Catharine Soares de; SANTOS, Gesiany Bispo dos; ALVES, Fabiana. MONITORAMENTO DE MATERIAL PARTICULADO EM UM CENTRO UNIVERSITÁRIO DA REGIÃO CENTRO-SUL DE BH, MG DOI: http://dx. doi.org/10.15601/2359-5302/ptr. v1n1p88-100. Revista Petra, v. 1, n. 1, 2015.
  • [7] PEREIRA, Jose Luiz Gatto; FORTES, Julio Domingos Nunes; MARTINS, Eduardo Monteiro. POLUIÇÃO DO AR POR MATERIAL PARTICULADO EM ÁREA INTRAURBANA NO RIO DE JANEIRO: ALGUNS ASPECTOS METODOLÓGICOS (doi: 10.5216/reec. V10i3. 32901). REEC-Revista Eletrônica de Engenharia Civil, v. 10, n. 3, 2015.
  • [8] RAMOS, A. P. et al. O Uso da Modelagem para Predizer a Dispersão de Nuvens Poluentes na Atmosfera. Blucher Chemical Engineering Proceedings, v. 1, n. 2, p. 9006-9012, 2015.
  • [9] SILVEIRA ADALFRAN, Herbert de Melo et al. DIN MICA ESPECTRAL TEMPORAL NOS CAMPOS DE UMIDADE, TEMPERATURA E VEGETAÇÃO NA CIDADE DE NATAL/RN POR GEOPROCESSAMENTO. REVISTA GEONORTE, v. 3, n. 5, p. 1421–1432, 2016.
Como citar:

Lopes, Thiago Santos de Almeida; Silva, Adriano Oliveira da; Miranda, Camila Bonfim; Santos, Isabella Vieira; Araújo, Narcísio Cabral de; "INFLUÊNCIA DAS CONDIÇÕES METEOROLÓGICAS DA CIDADE DE NATAL-RN NA DISPERSÃO DE POLUENTES ATMOSFÉRICOS", p. 1106-1116 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/xveneeamb-111

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações