Artigo - Open Access.

Idioma principal

INFLUÊNCIA DAS CONDIÇÕES DE CULTIVO NA PRODUÇÃO DE LIPASE LIGADA AO MICÉLIO POR CÉLULAS ÍNTEGRAS DE ASPERGILLUS ORYZAE

INFLUENCE OF CULTIVATION CONDITIONS IN THE PRODUCTION OF LIPASE LINKED TO THE MICELIUM BY ASPERGILLUS ORYZAE INTEGRATED CELLS

SANTOS, GABRIELA ESPIRITO ; ANDRADE, GRAZIELLE SANTOS SILVA ; SOUZA, FLáVIA HELENA MORETI ; SATO, PAULA MARI ; , ;

Artigo:

O presente trabalho teve como objetivo avaliar a influência dos parâmetros nutricionais fontes de carbono e nitrogênio, bem como o pH na produção de lipase ligada ao micélio por células íntegras de Aspergillus oryzae. As células foram cultivadas em fermentação submersa a 30°C sob agitação orbital de 170 rpm. A curva de crescimento das células revelou um crescimento típico microbiano em que constatou-se que não há uma relação direta e proporcional entre a formação de biomassa e a produção da lipase ligada ao micélio. As condições que favoreceram a produção de lipase ligada ao micélio foram em pH 8 e com adição de óleo de oliva e mistura 1:1 de peptona de soja e extrato de levedura como fontes de carbono e nitrogênio, respectivamente.

Artigo:

Palavras-chave: LIPASE, BIOMASSA, ASPERGILLUS ORYZAE,

Palavras-chave: LIPASE, BIOMASS, ASPERGILLUS ORYZAE,

DOI: 10.5151/cobecic2019-PBIO41

Referências bibliográficas
Como citar:

SANTOS, GABRIELA ESPIRITO; ANDRADE, GRAZIELLE SANTOS SILVA; SOUZA, FLáVIA HELENA MORETI; SATO, PAULA MARI; , ; "INFLUÊNCIA DAS CONDIÇÕES DE CULTIVO NA PRODUÇÃO DE LIPASE LIGADA AO MICÉLIO POR CÉLULAS ÍNTEGRAS DE ASPERGILLUS ORYZAE", p. 2702-2708 . In: Anais do XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobecic2019-PBIO41

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações