Setembro 2018 vol. 1 num. 5 - XXII Congresso Brasileiro de Engenharia Química

Oral - Open Access.

Idioma principal

INFLUÊNCIA DA MICROESTRUTURA DO SUBSTRATO NA FOTOATIVIDADE DE ÓXIDOS NANOTUBULARES CRESCIDOS ANODICAMENTE SOBRE LIGA Ti7Nb.

RODRIGUES, C. A ; , ; GOMES, M. L. M ; BALDAN, M. R ;

Oral:

Nanotubos de TiO2 (NT/TiO2) têm sido muito empregado como semicondutor em processos fotocatalíticos. No entanto, apresentam baixo aproveitamente da luz solar, devido a sua energia de band gap de 3,2 eV (fase anatase), e alta taxa de recombinação do par elétron/lacuna. Essas deficiências podem ser minimizadas pelo processo de dopagem e/ou decoração do TiO2 com óxidos metálicos ou metais nobres, ou de transição. Visando uma maior eficiência fotocatalítica sob luz visível e a redução da recombinação das cargas fotogeradas, este trabalho avalia o crescimento de óxidos nanotubulares sobre a liga Ti7Nb, confeccionada em forno a arco voltaico sob atmosfera controlada. Dois tipos de preparo da liga foram investigados: sob bruta de fusão (duas fases) e com têmpera a 1000 °C (uma fase). Os óxidos foram crescidos através do processo de anodização utilizando como eletrólito solução aquosa contendo íons Fe uma diferença de voltagem de 20V. Como os nanoarranjos de óxido obtidos por anodização são amorfos essas nanoestruturas foram submetidas a um tratamento térmico a fim de se obter uma fase cristalina altamente ordenada e com alta fotoatividade. Diferentes temperaturas de recozimento foram investigadas, e estudos das propriedades fotoquímicas foram realizados. As camadas de óxido obtidas sobre os diferentes substratos de Ti7Nb foram caracterizadas por FRX, MEV-FEG e DRS. A eficiência fotocatalítica das nanoestruturas de óxidos foi mensurada por testes de fotoatividade. O desempenho fotocatalítico dos óxidos nanotbulares crescidos sobre a liga Ti7Nb foi cerca de 70% maior em relação ao NT/TiO2. O preparo da liga sob fusão bruta demonstrou ser mais eficiente, com maior absorbância no visível e maiores valores de densidade de corrente.

Oral:

Palavras-chave: TiO2,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/cobeq2018-CO.157

Referências bibliográficas
  • [1] ZHESTKOVA, T. P.; PIKAEV, A.A.; PIKAEV, A.K.; KIM, D.K.; KIM, Y.; HAN, B. Lead
  • [2] removal from aqueous solutions by electron-beam treatment in the presence of a scavenger of
  • [3] OH radicals. High Energy Chemistry, 31, n.4, pp.222-225, 1997
Como citar:

RODRIGUES, C. A; , ; GOMES, M. L. M; BALDAN, M. R; "INFLUÊNCIA DA MICROESTRUTURA DO SUBSTRATO NA FOTOATIVIDADE DE ÓXIDOS NANOTUBULARES CRESCIDOS ANODICAMENTE SOBRE LIGA Ti7Nb.", p. 4699-4702 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobeq2018-CO.157

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações