Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

INFLUÊNCIA DA METODOLOGIA DE ESTIMAÇÃO SOBRE OS PARÂMETROS CINÉTICOS E O PROJETO DE REATORES CONTÍNUOS

SARCINELLI, G. S. S. ; MIRANDA, L. G. R. ; DUTRA, J. C. S. ; VIEIRA, F. T. ;

Artigo Completo:

Os procedimentos de estimação de parâmetros tanto tornam possíveis as interpretações qualitativas e quantitativas de dados experimentais como a simulação e o projeto de processos. Para a cinética química, estas ferramentas são importantes na predição da lei de velocidade de uma reação. Neste processo, a análise cinética é feita a partir de dados experimentais coletados durante a evolução de uma reação química, através da medição da concentração em função do tempo, e do uso de métodos de análise, por onde será possível estimar os parâmetros cinéticos desta reação, que são a ordem de reação e a velocidade específica de reação. Tradicionalmente, as técnicas de estimação de parâmetros cinéticos envolvem a manipulação do modelo, de forma que estes tornem-se lineares, cujo tratamento matemático é mais amigável. Entretanto, essa metodologia não é mais sustentada numa era em que os recursos computacionais permitem estimar os parâmetros sem nenhuma manipulação ou mudança de variáveis do modelo original. O objetivo deste estudo é avaliar o erro na predição dos parâmetros cinéticos e no volume de reatores CSTR e PFR para uma reação do tipo , comparando o uso de dados simulados e parâmetros estimados através do método diferencial de análise para diversas ordens de reação.

Artigo Completo:

Palavras-chave: ,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/chemeng-cobeqic2015-045-31936-242392

Referências bibliográficas
  • [1] COKER, A. K. Modeling of Chemichal Kinetics and Reactor Design. Houston: Editora Gulf Publishing Company, 200
  • [2] FOGLER, H. S. Elementos de Engenharia das Reações Químicas. 4.ed. Rio de Janeiro: Editora LTC, 853 p., 2009.
  • [3] SCHWAAB, M.; PINTO, J. C. Análise de Dados experimentais I – Fundamentos de Estatística e Estimação de Parâmetros. Rio de Janeiro: Editora E-papers, 2007.
Como citar:

SARCINELLI, G. S. S.; MIRANDA, L. G. R.; DUTRA, J. C. S.; VIEIRA, F. T.; "INFLUÊNCIA DA METODOLOGIA DE ESTIMAÇÃO SOBRE OS PARÂMETROS CINÉTICOS E O PROJETO DE REATORES CONTÍNUOS", p. 1410-1415 . In: Anais do XI Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica [=Blucher Chemical Engineering Proceedings, v. 1, n.3]. ISSN Impresso: 2446-8711. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/chemeng-cobeqic2015-045-31936-242392

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações