Artigo completo - Open Access.

Idioma principal

Influência da cor na interpretação de ícones de interação utilizados em aplicativos de relacionamento

Castro, Bruno Lucena de ; Pereira, Carla ;

Artigo completo:

Este artigo aborda a influênciada cor no significado percebido de signos gráficos. Relata um estudoexploratório feito com um grupo de usuários de aplicativos de relacionamento,com o objetivo de identificar e comparar associações atribuídas a coresisoladas e aplicadas a ícones utilizados em interfaces dessa categoria deproduto digital. Nos aplicativos, as cores verde e vermelha e figuras em formade ‘X’ e ‘coração’ têm a função de excluir, parar e barrar (eixo semânticonegativo) e de salvar, continuar e liberar (eixo semântico positivo) possíveisparceiros. Em ambiente controlado, os participantes preencheram uma lista nãoestruturada de reações, após observar as cores e ícones individualmente, forado contexto da interface. O trabalho confronta os significados positivos enegativos que as cores e formas assumem no contexto de uso dos aplicativos comos dados obtidos no experimento. Os resultados mostram que tanto os elementosformais quanto os cromáticos influenciam a interpretação do significado dossignos gráficos. Esta influência pode ocorrer de modo diferente, de acordo comas cores e formas utilizadas, podendo haver uma dominância dos significados dacor ou da forma na sugestão de reações positivas e negativas.

Artigo completo:

Palavras-chave: Semântica da cor, significados positivos e negativos, signos gráficos, ícones de interação,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/cidi2017-005

Referências bibliográficas
  • [1] CHI, C. F. & DEWI, R. S. 2014. Visual and auditory icons for inteligent building. International Conference on Intelligent Green Building and Smart Grid (IGBSG). COELHO NETTO, J. T. 1996. Semiótica, Informação e Comunicação. 4. ed. São Paulo: Perspectiva S.A. ELLIOT, A. J., MAIER, M. A. 2013. Color Psychology: Effects of Perceiving Color on Psychological Functioning in Humans. Reviews in Advance, n.64(4): 4.1-4.26.
Como citar:

Castro, Bruno Lucena de; Pereira, Carla; "Influência da cor na interpretação de ícones de interação utilizados em aplicativos de relacionamento", p. 45-52 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidi2017-005

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações