Artigo - Open Access.

Idioma principal

INFLUÊNCIA DA ARGILA ORGANOFÍLICA NAS PROPRIEDADES DE FLUIDOS DE PERFURAÇÃO MICROEMULSIONADOS

INFLUENCE OF ORGANOPHILIC CLAY IN THE PROPERTIES OF DRILLING FLUIDS MICROEMULSIONS

LEAL, GIOVANNA LAÍS RODRIGUES ; CURBELO, FABIOLA DIAS DA SILVA ; JUNIOR, AGOSTINHO CAVALCANTI BEZERRA ; GARNICA, ALFREDO ISMAEL CURBELO ; COSTA, PAULA ALEXA NUNES ; , ;

Artigo:

Um dos fatores mais importantes para que a perfuração de um poço de petróleo seja bem sucedida é a composição do fluido de perfuração. Portanto, é essencial que esses fluidos sejam formulados de modo a garantir a eficiência e segurança da perfuração do poço. Este trabalho teve como objetivo analisar a influência de duas argilas, uma delas organofilizada, na composição dos fluidos de perfuração microemulsionados, denominados FP1 e FP2. Os resultados obtidos mostraram que a argila bentonita organofílica desempenhou um papel importante na diminuição dos parâmetros reológicos e no volume de filtrado do FP2.

Artigo:

Palavras-chave: MICROEMULSION, DRILLING FLUID, ORGANOCLAY,

Palavras-chave: MICROEMULSãO, FLUIDOS DE PERFURAçãO, ARGILAS ORGANOFíLICAS,

DOI: 10.5151/cobecic2019-EAT113

Referências bibliográficas
Como citar:

LEAL, GIOVANNA LAÍS RODRIGUES; CURBELO, FABIOLA DIAS DA SILVA; JUNIOR, AGOSTINHO CAVALCANTI BEZERRA; GARNICA, ALFREDO ISMAEL CURBELO; COSTA, PAULA ALEXA NUNES; , ; "INFLUÊNCIA DA ARGILA ORGANOFÍLICA NAS PROPRIEDADES DE FLUIDOS DE PERFURAÇÃO MICROEMULSIONADOS", p. 84-90 . In: Anais do XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobecic2019-EAT113

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações