Setembro 2025 vol. 12 num. 1 - XXXII Simpósio Internacional de Engenharia

Trabalho completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Influenciando Clientes com Carros Flex Durante o Abastecimento

Influencing Flex Fuel Car Customers at the Gas Station

OLIVEIRA, Osmar Medeiros Santos de ; YONEMURA, Alexandre Kenji ; GODOY, Cristiano Pereira ; RODRIGUES, Matheus Diniz ; SAMBIASE, Rafael Iuliano ; UEHARA, Samantha ; GUILHERME, Roger Tadeu Gondim ;

Trabalho completo:

O carro Flex Fuel foi apresentado pela Volkswagen no Brasil em março de 2003 para permitir que o cliente escolhesse o combustível no posto de gasolina e não na concessionária, e usasse o etanol amplamente disponível sem o medo causado pela crise de fornecimento do início dos anos 1990. O cliente respondeu positivamente e atualmente a tecnologia é dominante. Desde o evento de lançamento, surgiu a questão sobre qual é combustível mais vantajoso. Uma análise com premissas simplificadoras foi a base da conhecida regra geral de que o etanol é a escolha certa caso seu preço seja menor que 70% da gasolina. Após 22 anos, a tecnologia Flex e sua eficiência energética mudaram significativamente. Além disso, o papel do etanol mudou de um combustível alternativo para a mais forte ação de descarbonização para carros de passeio no país. A regra geral deve portanto ser revista e a importância ambiental deste biocombustível precisa ser claramente informada aos clientes. Como um primeiro passo nessa direção, um APP para download foi criado. Este artigo tem como objetivo apresentar sua metodologia, limitações e os possíveis próximos passos no sentido de influenciar os clientes sobre o importante papel que eles exercem no caminho para a emissão zero de carbono.

Trabalho completo:

The Flex Fuel car was presented by Volkswagen in Brazil in March 2003 to allow the customer to choose the fuel at the gas station and not at the dealer, and to use the wide available ethanol without the anxiety caused by its supply crisis occurred in the beginning of 1990ies. The customer answered positively and currently the technology is dominant. Since the launching event, the question about the most advantageous fuel arose. An analysis with simplifying assumptions was the base of the known thumb rule that ethanol is the right choice if its price is lower than 70% of gasoline?s. After 22 years, the Flex technology and its energetic efficiency have changed significantly. Additionally the role of ethanol changed from an alternative fuel to the strongest decarbonization measure for passenger cars in the country. The thumb rule must therefore be reviewed and the environmental importance of this biofuel must be clearly informed to the customers. As a first step in this direction, an downloadable APP was created. This paper aims to present its methodology, limitations and the possible next steps in the direction to convince customers about their important role in the way to zero carbon emission.

Palavras-chave: -,

Palavras-chave: -,

DOI: 10.5151/simea2025-PAP103

Referências bibliográficas
  • [1] GUILHERME, R., GARBE, T., CIFONI, F., KERSTEN, T. (2024). Biofuels as a strategy for CO2e-Reduction in Brazil. In: Heintzel, A. (eds) Internationaler Motorenkongress 2023. Int.Engine.Congr. 2024. Proceedings. Springer Vieweg, Wiesbaden.
  • [2] BRASIL. Lei n.º 1651, de 25 de maio de 201 Dispõe sobre a proteção da vegetação nativa; altera as Leis nºs 6.938, de 31 de agosto de 1981, 9.393, de 19 de dezembro de 1996, e 11.428, de 22 de dezembro de 2006; revoga as Leis nºs 4.771, de 15 de setembro de 1965, e 7.754, de 14 de abril de 1989, e a Medida Provisória nº 166-67, de 24 de agosto de 2001; e dá outras providências.
  • [3] BRASIL. Lei n.º 1576, de 26 de dezembro de 2017. Dispõe sobre a Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio) e dá outras providências.
  • [4] CNPE - CONSELHO NACIONAL DE POLÍTICA ENERGÉTICA. Resolução n.º 6, de 29 de nov
  • [5] EPE - EMPRESA DE PESQUISA ENERGÉTICA (2022). Nota Técnica: Descarbonização do setor de transporte rodoviário - Intensidade de Carbono das Fontes de Energia.
  • [6] GUILHERME, R. and EL GAMAL, G., "Estimating Method for the Avoided Non-Recyclable CO2 by the Use of Brazilian Ethanol in Flex Fuel Vehicles," SAE Technical Paper 2012-36-0505, 2012
  • [7] GUILHERME, R. T. G.; CIFONI, F.; SAMBIASE, R.; GOMES, L. C. M.; UEHARA, S.; "Índice de Descarbonização como um guia no caminho da neutralização da emissão de CO2e", p. 452-460 . In: Anais do XXXI Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva . São Paulo: Blucher, 2024.
  • [8] OLIVEIRA, O. M. S. D.; CIFONI, F.; GUILHERME, R. T. G.; "Proposta de Metodologia para Cálculo de Emissões do Poço à Roda CO2e no Brasil", p. 469-472 . In: Anais do XXXI Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva . São Paulo: Blucher, 2024.
  • [9] CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE - CONAMA. Resolução nº 492, de 20 de dezembro de 2018. Estabelece as Fases do PROCONVE L7 e PROCONVE L8 de exigências do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores – PROCONVE para veículos automotores leves novos de uso rodoviário.
  • [10] INMETRO - Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia. Portaria nº 169, de 3 de maio de 2023. Aprova os Requisitos de Avaliação da Conformidade paraVeículos Leves de Passageiros e Comerciais Leves -Consolidado.
  • [11] BRASIL. Lei nº 14.902, de 27 de junho de 2024. Institui o Programa Mobilidade Verde e Inovação (Programa Mover); altera o Decreto-Lei nº 1.804, de 3 de setembro de 1980; e revoga dispositivos da Lei nº 13.755, de 10 de dezembro de 2018.
  • [12] MDIC - MINISTÉRIO DA INDÚSTRIA, COMÉRCIO EXTERIOR E SERVIÇOS. Portaria nº 2202, 5 9de 28 de dezembro de 2018. Estabelece regulamentação complementar do Programa Rota 2030 - Mobilidade e Logística, criado pela Lei nº 13.755, de 10 de dezembro de 2018, e regulamentado pelo Decreto nº 9.557, de 8 de novembro de 2018, e dispõe sobre procedimentos a serem observados para o cumprimento da meta de eficiência energética.
  • [13] CLEMSON, Flex Fuel Sensor. Disponível em: Clemson Vehicular Electronics Laboratory: Flex Fuel Sensors. Acesso em 15/05/2025.
  • [14] GUILHERME, R. Motores a Combustão com base no TSI - Parte 1. S.B.C: Volkswagen do Brasil, 11 de dezembro 2024. Apresentação interna.
  • [15] GUILHERME, R., CRESSONI, F., COSTOYA, A. and CORDEIRO, M., "Choosing the Best Fuel for Flex Fuel Cars Daily Use," SAE Technical Paper 2011-36-0253, 2011.
  • [16] MANUAL DO MUNDO, As árvores são feitas de ar. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=H39LwZNwlmo . Acesso em 18/05/2025.
  • [17] LACERDA, J. et al, Estimativa da Biomassa e Carbono em Áreas Restauradas com Plantio de Essências Nativas. METRVM, .5/novembro/2009, ESALQ.
  • [18] ANFAVEA, Anuário Anfavea Indústria Automotiva Brasileira, 2024. Disponível em: Anuário Anfavea 2024 by Motor Midia Editora - Issuu. Acesso em: 20/05/2025
  • [19] INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE, Cidade de São Paulo. Disponível em: São Paulo (SP) | Cidades e Estados | IBGE. Acesso em: 18/05/2025.
Como citar:

OLIVEIRA, Osmar Medeiros Santos de; YONEMURA, Alexandre Kenji; GODOY, Cristiano Pereira; RODRIGUES, Matheus Diniz; SAMBIASE, Rafael Iuliano; UEHARA, Samantha; GUILHERME, Roger Tadeu Gondim; "Influenciando Clientes com Carros Flex Durante o Abastecimento", p. 538-547 . In: Anais do XXXII Simpósio Internacional de Engenharia. São Paulo: Blucher, 2025.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/simea2025-PAP103

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações