Julho 2016 vol. 2 num. 7 - 13º Congresso Gaúcho de Clínica Médica

Artigo - Open Access.

Idioma principal

Infecção cutânea por Brevibacillus brevis em paciente transplantado renal: Caso Clínico

CAMARGO, Débora de ; HAAB, Caroline ; TISCHLER, Bruno ; SCHWARZBLOD, Alexandre Vargas ; PACHECO, Liliane Souto ; TRINDADE, Priscila de Arruda ;

Artigo:

INTRODUÇÃO:Brevibacillus brevis (B.brevis) é uma bactéria gram-positiva, aeróbica, bacilo formador de esporos comumente encontrado no solo, ar, água e matéria em decomposição. Raramente associada à doenças infecciosas. Entretanto, pode acometer imunodeprimidos, devido à suscetibilidade destes. Nesse cenário, a correta identificação do agente etiológico é essencial. Métodos diagnósticos, que não dependam do crescimento do germe e que inclusive sejam efetivos quando os patógenos não estão viáveis, têm sido desenvolvidos como a tecnologia MALDI-TOF (Matrix Assisted Laser Desorption Ionization Time-of-Flight) que identifica rapidamente micro-organismos. OBJETIVO: Relatar caso raro de infecção por (B.brevis) em lesão ulcerada de paciente imunodeprimido. Pretende-se também apresentar a técnica de MALDI-TOF como instrumento importante para detectar rapidamente germes raros.DESCRIÇÃO:Paciente imunodeprimido por transplante renal em uso de imunossupressores.Interna com quadro de infecção de partes moles e pele,apresentando quadro febril e lesão ulcerada de membros inferiores,ausência de resposta antimicrobiana empírica e guiada por cultura.Obteve-se novos culturais de biópsia da lesão identificando-se bacilo gram-positivo sem identificação de gênero e espécie.Posteriormente, enviou-se o material de cultura para realização do MALDI-TOF,visando uma melhor identificação etiológica.Assim,chegou-se ao diagnóstico de infecção por (B.brevis).Dado não existir antibiograma, fez-se o tratamento empírico voltado ao germe específico baseado nos poucos dados de literatura existentes.Paciente evoluiu com melhora importante da lesão sem necessidade de redução da dose de imunossupressores.CONCLUSÃO: MALDI-TOF é um método de espectrometria de massa, permitindo a ionização de macromoléculas biológicas, mediante à absorção de feixes de laser. Tal metodologia identifica rapidamente e com precisão uma grande diversidade de gêneros e espécies de bactérias através da comparação do espectro bacteriano com os dados existentes em um grande banco de dados. Devido à complexidade de determinados tipos de infecção, é importante que o agente etiológico seja identificado precocemente, visando o tratamento específico que reduz mortalidade. Ainda que culturas sejam métodos úteis na recuperação de patógenos, em alguns casos podem ter o resultado tardio. Diante disso, o MALDI-TOF é uma alternativa na identificação precoce da etiologia de uma infecção, permitindo a redução no tempo de hospitalização.

Artigo:

Palavras-chave: transplante renal; imunossupressão; Brevibacillus brevis.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/medpro-xiiicgcm-1457314707

Referências bibliográficas
Como citar:

CAMARGO, Débora de; HAAB, Caroline; TISCHLER, Bruno; SCHWARZBLOD, Alexandre Vargas; PACHECO, Liliane Souto; TRINDADE, Priscila de Arruda; "Infecção cutânea por Brevibacillus brevis em paciente transplantado renal: Caso Clínico", p. 102-104 . In: In Anais do 13º Congresso Gaúcho de Clínica Médica [=Blucher Medical Proceedings, n.7, v.2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2357-7282, DOI 10.5151/medpro-xiiicgcm-1457314707

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações