Artigo - Open Access.

Idioma principal

INDICAÇÃO, INSTALAÇÃO E DESMAME DE SISTEMA DE ALTO FLUXO EM PEDIATRIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA.

INDICAÇÃO, INSTALAÇÃO E DESMAME DE SISTEMA DE ALTO FLUXO EM PEDIATRIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA.

SOUZA, ANDREIA APARECIDA FREITAS ; Cesar, Regina Grigolli ; Cabó, Soraia Libório ;

Artigo:

Justificativa

O Sistema de Alto Fluxo ou High Flow consiste em suporteventilatório não invasivo com capacidade de ofertar alto fluxo de gás inspiradode oxigênio e ar comprimido, com adequada umidificação e aquecimento das viasaéreas. Apresenta benefícios diversos como a redução do desconfortorespiratório, melhora da umidificação das vias aéreas superiores, manejo eficazde secreções respiratórias e diminuição do número reintubações secundárias àobstrução de vias aéreas superiores e ao desmame acelerado em pacientes comtraqueostomia.

 

Objetivo(s)

Relatar a experiência de implantação de um protocolo de High Flowem pacientes intensivos pediátricos de um hospital infantil.

 

Método(s)

Trata-se de um relato de experiência. Descreve-se a implantação deum protocolo de High Flow com a definição dos critérios clínicos de instalação,manutenção e desmame em pacientes pediátricos.

 

Resultado(s)

O protocolo foi instituído em 2016, tendo sofrido adaptações emseu conteúdo, até sua versão atual, datando de 2018. Os critérios de indicaçãoforam estabelecidos pela implantação do escore de Wood Dones para classificaçãoda insuficiência respiratória nos graus leve, moderada ou grave. Para amanutenção e desmame do sistema, foi desenvolvido um fluxograma institucionalaplicado durante os atendimentos da fisioterapia, com critérios clínicosespecíficos para o direcionamento da melhor terapêutica respiratória:manutenção do High Flow ou substituição por outro dispositivo respiratório.

 

Conclusão (ões)

Aimplantação deste protocolo contribuiu para precisão de escolha da melhor terapêuticaventilatória a ser aplicada aos pacientes pediátricos, com maior efetividadeassistencial de acordo com dados clínicos. A padronização na escolha daindicação do High Flow ainda proporcionou adequação das condutas ao paciente,mitigando divergências interdisciplinares e resultando no melhor suporteventilatório dispensado ao paciente pediátrico em unidade de terapia intensiva.

Artigo:

Palavras-chave: -,

Palavras-chave: -,

DOI: 10.5151/cissi2020-37

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

SOUZA, ANDREIA APARECIDA FREITAS ; Cesar, Regina Grigolli ; Cabó, Soraia Libório ; "INDICAÇÃO, INSTALAÇÃO E DESMAME DE SISTEMA DE ALTO FLUXO EM PEDIATRIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA.", p. 73-74 . In: Anais do 4º Congresso Internacional Sabará de Saúde Infantil. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2357-7282, DOI 10.5151/cissi2020-37

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações