Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Indicadores de competitividade e design para empresas com foco em exportação

Competitiveness and design indicators for export-focused companies

BRUM, Ana ; Mestre, ; HEEMANN, Adriano ; PASCHOARELLI, Luis Carlos ;

Artigo:

Diante dos desafios que a economia globalizada enfrenta, surge a necessidade de uma reflexão sobre os indicadores de competitividade e design, especialmente no caso de empresas e organizações, cujo foco é a exportação. O presente estudo objetivou analisar métricas nacionais e internacionais de design e competividade, e a sua relação com a exportação. Os procedimentos basearam-se em revisão bibliográfica assistemática. Como resultado, apresentam-se indicadores norteadores para que as empresas que almejam exportar amparadas no design, tornem-se mais competitivas. Tais indicadores também contribuem no processo decisório das empresas e dos atores que desenvolvem políticas públicas de incentivo às exportações, contribuindo com o desenvolvimento de uma cultura proativa de inserção do design.

Artigo:

Faced with the challenges that the globalized economy faces, there is a need to reflect on the indicators of competitiveness and design, especially in the case of companies and organizations, whose focus is export. The present study aimed to analyze national and international metrics of design and competitiveness, and their relationship with exports. The procedures were based on an unsystematic literature review. As a result, guiding indicators are presented so that companies that aim to export based on design, become more competitive. Such indicators also contribute to the decision-making process of companies and actors that develop public policies to encourage exports, contributing to the development of a proactive culture of design insertion.

Palavras-chave: Design; Exportação; Competitividade.,

Palavras-chave: Design; Export; Competitiveness.,

DOI: 10.5151/ped2022-3514846

Referências bibliográficas
  • [1] ADP - Associação dos Designers de Produto. Impacto do Design no Desempenho das Empresas, 2009. Disponível em: www.designbrasil.org.br/observatório)
  • [2] BRASIL. Ministério das Relações Exteriores (MRE). Departamento de Promoção Comercial. Palácio do Itamaraty, Brasília – DF, 2008.
  • [3] _______. Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Documento Políticas de Desenvolvimento Produtivo – Inovar e investir para sustentar o crescimento. Brasília – DF, 2008.
  • [4] BRUCE, M.; BESSANT, J. Design in business: strategic innovation throught design. England: Pearson Education Limited, 2002.
  • [5] CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA (CNI). Indicadores de competitividade na indústria brasileira: micro e pequenas empresas. Brasília: CNI; SEBRAE, 200
  • [6] FERRAZ, J. C; KUPFER, D.; HAGUENAUER, L. Made in Brazil: desafios competitivos para a indústria. Rio de Janeiro: Campus, 1995.
  • [7] GOUVEIA, A.L.S.B.D. Os ganhos competitivos das empresas brasileiras vencedoras no prêmio internacional iF Product Design Award. Dissertação Mestrado Organizações e Desenvolvimento, FAE Centro Universitário. 2011. Acesso em: 10 abr. 2022.
  • [8] INSTITUTO NACIONAL DE PROPRIEDADE INDUSTRIAL – INPI. Disponível em: . Acesso em: 10 abr. 2022.
  • [9] KAPLAN, R. S.; NORTON, D. P. A estratégia em ação: balanced scorecard. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
  • [10] LEMOS, R. F. A inserção do design nas indústrias de utensílios domésticos dos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. 2006. 102p. Dissertação (Mestrado em Adminstração) - Universidade Regional de Blumenau. Blumenau, 2006.
  • [11] MERINO, E.; CARVALHO, L. R.; MERINO, G. S. A. D. Sustentabilidade aplicada em projetos de desenvolvimento de embalagens. MIG Revista Científica de Design, ed. esp., n.2, p.56-65, abr.l 2008.
  • [12] MORAES, D. Limites do design. São Paulo: Studio Nobel, 1999.
  • [13] MOZOTA, B. B. Design and competitive edge: A model for design management excellence in European SME's. Design Management Journal Academic Review, v.2, n.1, p.88-103, 2002.
  • [14] ________. The four powers of design: a value model in design management. Design Management Review, v.17, v.2, 2006.
  • [15] MOZOTA, B. B.; KLOPSH, C.; COSTA, F. C. X. Gestão do design: usando o design para construir valor de marca e inovação corporativa. Porto Alegre: Bookman, 2011.
  • [16] ODA, L. S. Diagnóstico de design: definindo indicadores para mensurar a contribuição do design no desempenho empresarial de MPEs. 2010. 123p. Dissertação (Mestrado em Design e Expressão Gráfica) – Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2010.
  • [17] PALADINI, E. P. Qualidade total na prática: implantação e avaliação de sistema de qualidade total. 2.ed. São Paulo: Atlas, 1997.
  • [18] PIIRAINEN, M. Design and business performance: assessing the impact of product design on business performance. 2001. 93p. Dissertação (Mestrado em International Design Business Management) – Helsinki School of Economics and Business Administration, Faculty of International Business, Helsinki, 2001.
  • [19] TEIXEIRA, J. A.; CANDIDO, G.; ABREU, A. A utilização dos materiais no design e a competitividade da indústria moveleira da região metropolitana de Curitiba: um estudo de caso. Revista Produção, v.11, n.1, 2001.
  • [20] WALSH, V.; ROY, R.; BRUCE, M.; POTTER, S. Winning by Design - technology, product design and international competitiveness. Cambridge, 1992.
Como citar:

BRUM, Ana; Mestre, ; HEEMANN, Adriano; PASCHOARELLI, Luis Carlos; "Indicadores de competitividade e design para empresas com foco em exportação", p. 8086-8098 . In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2022-3514846

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações