Pôster - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

INDICADORES BIOLÓGICOS E COMPORTAMENTAIS DE NEONATOS EXPOSTOS A DROGAS NO PERÍODO PRÉ-NATAL: CONTRIBUIÇÕES PARA O CUIDADO MEDIATO OU SEGUIMENTO

INDICADORES BIOLÓGICOS E COMPORTAMENTAIS DE NEONATOS EXPOSTOS A DROGAS NO PERÍODO PRÉ-NATAL: CONTRIBUIÇÕES PARA O CUIDADO MEDIATO OU SEGUIMENTO

DIAS, RENISE BASTOS FARIAS ; Figueiredo, Elaine Virgínia Martins de Souza ; Fonseca, Carla Eduarda Silva da ; Anjos, Carla Souza dos ; Silva, Letícia Henrique Leite da ; Alcântara, Bárbara Fernanda Santos ; Oliveira, Thaynara Silva dos Santos ; Santos, Bárbara Rayssa Correia dos ;

Pôster:

Justificativa

A exposição pré-natal a drogas pode ocasionar alterações biológicas e comportamentais em neonatos. Desta forma, o Modelo do Sistema Comportamental (MSC) de Dorothy Johnson pode contribuir para a compreensão destes sinais, em prol do funcionamento do sistema comportamental eficiente e efetivo.

 

Objetivo(s)

Identificar indicadores biológicos e comportamentais de neonatos expostos a drogas no pré-natal, à luz do MSC.

 

Método(s)

Trata-se de um estudo epidemiológico, observacional, descritivo, de prevalência, de base individual e de abordagem quantiqualitativa, realizado entre fevereiro/2019 e março/2020. É um recorte de uma tese de doutorado aprovado sob Parecer CEP/UFAL. Foram avaliados clinicamente 105 neonatos expostos a drogas no período pré-natal, ainda na Maternidade, utilizando o Índice de Finnegan e o Método de Dubowitz. Os dados foram organizados e analisados por meio dos softwares Microsoft Office Excel® e BioEstat 5.3, posteriormente categorizados e interpretados à luz do MSC, resultando nos dados qualitativos.

 

Resultado(s)

Os dados constituíram indicadores qualitativos para serem observados em neonatos expostos a drogas no pré-natal, organizados por sistemas do MSC. Destaca-se o subsistema dependência com os indicadores de sinais de abstinência: choro estridente excessivo, espasmos mioclônicos e sucção excessiva que, combinados, foram considerados um marcador clínico neonatal importante da exposição pré-natal a drogas (p<0,05).

 

Conclusão(ões)

O estudo forneceu indicadores para avaliação do neonato exposto a drogas no pré-natal, além de indicar onde aplicar força de ajuste para estabelecer o equilíbrio do sistema comportamental do neonato, favorecendo, inclusive, o melhor acompanhamento destes neonatos e as tomadas de decisão para o cuidado mediato ou seguimento.

Pôster:

Justificativa

A exposição pré-natal a drogas pode ocasionar alterações biológicas e comportamentais em neonatos. Desta forma, o Modelo do Sistema Comportamental (MSC) de Dorothy Johnson pode contribuir para a compreensão destes sinais, em prol do funcionamento do sistema comportamental eficiente e efetivo.

 

Objetivo(s)

Identificar indicadores biológicos e comportamentais de neonatos expostos a drogas no pré-natal, à luz do MSC.

 

Método(s)

Trata-se de um estudo epidemiológico, observacional, descritivo, de prevalência, de base individual e de abordagem quantiqualitativa, realizado entre fevereiro/2019 e março/2020. É um recorte de uma tese de doutorado aprovado sob Parecer CEP/UFAL. Foram avaliados clinicamente 105 neonatos expostos a drogas no período pré-natal, ainda na Maternidade, utilizando o Índice de Finnegan e o Método de Dubowitz. Os dados foram organizados e analisados por meio dos softwares Microsoft Office Excel® e BioEstat 5.3, posteriormente categorizados e interpretados à luz do MSC, resultando nos dados qualitativos.

 

Resultado(s)

Os dados constituíram indicadores qualitativos para serem observados em neonatos expostos a drogas no pré-natal, organizados por sistemas do MSC. Destaca-se o subsistema dependência com os indicadores de sinais de abstinência: choro estridente excessivo, espasmos mioclônicos e sucção excessiva que, combinados, foram considerados um marcador clínico neonatal importante da exposição pré-natal a drogas (p<0,05).

 

Conclusão(ões)

O estudo forneceu indicadores para avaliação do neonato exposto a drogas no pré-natal, além de indicar onde aplicar força de ajuste para estabelecer o equilíbrio do sistema comportamental do neonato, favorecendo, inclusive, o melhor acompanhamento destes neonatos e as tomadas de decisão para o cuidado mediato ou seguimento.

Palavras-chave: -,

Palavras-chave: -,

DOI: 10.5151/sabara2022-1356

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

DIAS, RENISE BASTOS FARIAS; Figueiredo, Elaine Virgínia Martins de Souza; Fonseca, Carla Eduarda Silva da; Anjos, Carla Souza dos; Silva, Letícia Henrique Leite da; Alcântara, Bárbara Fernanda Santos; Oliveira, Thaynara Silva dos Santos; Santos, Bárbara Rayssa Correia dos; "INDICADORES BIOLÓGICOS E COMPORTAMENTAIS DE NEONATOS EXPOSTOS A DROGAS NO PERÍODO PRÉ-NATAL: CONTRIBUIÇÕES PARA O CUIDADO MEDIATO OU SEGUIMENTO", p. 97-98 . In: Anais do 6º Congresso Internacional Sabará-PENSI de Saúde Infantil. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2357-7282, DOI 10.5151/sabara2022-1356

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações