Dezembro 2016 vol. 3 num. 1 - VII Encontro Científico de Física Aplicada

Artigo - Open Access.

Idioma principal

Impulso e Quantidade de Movimento: Uma proposta de aprendizagem por meio de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa

LOPES, N. A.; ORLANDO, M. T. D.; BOLZAN, M. S.;

Artigo:

No cenário educacional atual muito têm se discutido e realizado pesquisas em ensino de Física que objetiva uma melhor aprendizagem de nossos discentes. É imponente a necessidade de romper com um paradigma apoiado em uma metodologia extremamente tradicional, baseada na premissa que a participação do aprendiz em seu processo de ensino aprendizagem é apenas de ouvinte e receptor de informação. A luz da Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, mais precisamente nas contribuições de Marco Antônio Moreira foi desenvolvida uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), com a utilização de diversas ferramentas e recursos educacionais com a proposta de facilitar a ocorrência de uma aprendizagem significativa do tema: Quantidade de Movimento (Momento Linear), Impulso, e Colisões. Deve-se ressaltar também que algumas atividades foram propostas com um caráter multissensorial, em vista de atender alunos com eventuais deficiências sensoriais, o que também amplia as possibilidades do aprendiz, independente de suas condições sensoriais, alcançar uma aprendizagem mais significativa. A UEPS foi desenvolvida entre os meses de outubro e novembro de 2015 com alunos da 1ª Série do ensino médio do curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal do Espírito Santo campus Alegre.

Artigo:

In the current educational scenario much has been discussed and conducted research in teaching physics that aims to better learning of our students. It is imposing the need to break a paradigm supported by an extremely traditional methodology, based on the premise that the participation of the learner in the process of teaching and learning is only listener and receiver of information. The light of the Theory of David Ausubel meaningful learning, more precisely the contributions of Marco Antonio Moreira it developed a Potentially Meaningful Teaching Units (PMTU), with the use of various tools and educational resources with the proposal to facilitate the occurrence of a learning significant theme: Movement amount (Linear Momentum), Impulse, and Collisions. One should also point out that some activities were proposed with a multisensory character, in order to meet students with strong sensory disabilities, which also extends the possibilities of the learner, regardless of their sensory conditions, achieve a more meaningful learning. The LIFO was developed between the months of October and November 2015 with students of the 1st high school course in Agricultural Technical Series of the Federal Institute of Espírito Santo campus Alegre.

Palavras-chave: Aprendizagem Significativa, UEPS, Ensino de Física,

Palavras-chave: Meaningful Learning, PMTU, Teaching Physics,

DOI: 10.5151/phypro-vii-efa-003

Referências bibliográficas
  • [1] BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais - Ensino Médio - Parte III Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias. Disponível em: . Acesso em: 12 abr. 2016.
  • [2] BELLUCCO, A. CARVALHO, A.M.P. Cad. Bras. Ens. Fís., v. 31, n. 1, p. 30-59, abr. 2014.
  • [3] SANTOS, G. A. S. Desenvolvimento de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa para o Ensino do Conceito de Ondas. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física (PPGEnFis) da UFES, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2015.
  • [4] MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa. Brasília: Ed. Universidade de Brasília, 1999.
  • [5] AUSUBEL, D. P. A aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 1982.
  • [6] MOREIRA, Marco. A. Unidade de Ensino Potencialmente Significativa. Rio Grande do Sul. Disponível em: . Acesso em: mar, 201
  • [7] CAMARGO, E. P. A comunicação como barreira à inclusão de alunos com deficiência visual em aulas de mecânica. Ciênc. educ. 2010, vol.16, n.1. p.258-275. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132010000100015&lng=en&nrm=iso. Acesso em abril de 2016.
  • [8] ARAUJO, I. S.; MAZUR, E. Cad. Bras. Ens. Fís., v. 30, n. 2, p. 362-284, 2013.
  • [9] Phet Interactive Simulations, Colorado (USA). Disponível em: https://phet.colorado.edu/pt_BR/. Acesso: 7 abr 2016.
  • [10] BEZERRA-JR, Arandi Ginane et al. Cad. Bras. de Ens. Fís., v. 29, n. Especial 1, p. 469–490, Jun. 2012.
  • [11] MOREIRA, D. A. O método fenomenológico na pesquisa. São Paulo: Pioneira Thomson, 2002.
Como citar:

LOPES, N. A.; ORLANDO, M. T. D.; BOLZAN, M. S.; "Impulso e Quantidade de Movimento: Uma proposta de aprendizagem por meio de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa", p. 10-15 . In: Anais do VII Encontro Científico de Física Aplicada [=Blucher Physics Proceedings, v.3 n.1]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2358-2359, DOI 10.5151/phypro-vii-efa-003

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações