Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Impressão digital de embalagens para alimentos industrializados e as implicações no projeto de design no contexto da indústria 4.0

Digital printing of industrialized food packaging and the implications for design project in the context of industry 4.0

WITTMANN, Luiz Rogério ; DANTAS, Denise ;

Artigo:

Esta pesquisa de doutorado tem o propósito de investigar a influência da impressão digital de embalagens de alimentos industrializados comercializados no varejo e das tecnologias da Indústria 4.0 no projeto de design de embalagem. Para atingir este objetivo está sendo feita uma pesquisa de métodos mistos: quantitativo-qualitativo. Os métodos mistos têm uma abordagem epistemológica pragmática, uma vez que não podem ser relacionados a uma visão positivista e nem construtivista como os paradigmas de pesquisa quantitativo e qualitativo (GRAY, 2012). Na etapa quantitativa foi realizada uma pesquisa de levantamento para mapear o mercado de impressão digital para embalagens no Brasil e levantar o perfil das gráficas. Esta busca por dados primários foi necessária porque não foram encontrados dados sobre impressão digital para embalagens. Inicialmente foram identificadas as gráficas de impressão digital para embalagens e, a partir desta amostra, foram coletados por meio de um questionário, dados sobre o processo de impressão digital e o perfil das gráficas. Na etapa qualitativa foram realizadas entrevistas semiestruturadas com profissionais de três grupos de amostras: designers de embalagem, representantes das indústrias de alimentos e das gráficas. As entrevistas serão tratadas a utilizando análise de conteúdo que é uma abordagem para identificar categorias conceituais e padrões entre elas por meio de inferências (GRAY, 2012). Inicialmente as entrevistas serão analisadas dentro do grupo da amostra a qual pertence, onde serão comparadas entre si e com a revisão da literatura. Após a análise de cada amostra será feito uma análise comparativa entre os três grupos de amostras. Até o momento foi mapeado o universo das gráficas que é composto por 125 gráficas e obtidos 25 repostas com o questionário. Para a etapa qualitativa foram entrevistados três profissionais, cada um representando uma das categorias de amostras: uma designer, uma representante de gráfica e um da indústria de alimentos.

Artigo:

This doctoral research aims to investigate the influence of digital printing of industrialized food packaging sold in retail and Industry 4.0 technologies in the design of packaging design. To achieve this goal, mixed methods research is being carried out: quantitative-qualitative. Mixed methods have a pragmatic epistemological approach, since they cannot be related to a positivist or a constructivist view like the quantitative and qualitative research paradigms (GRAY, 2012). In the quantitative stage, a survey was carried out to map the digital printing market for packaging in Brazil and to raise the profile of printers. This primary data search was necessary because no data on digital printing for packaging was found. Initially, digital printing printers for packaging were identified and, from this sample, data on the digital printing process and the profile of the printers were collected through a questionnaire. In the qualitative stage, semi-structured interviews were carried out with professionals from three sample groups: packaging designers, representatives of the food industries and printers. The interviews will be treated using content analysis which is an approach to identify conceptual categories and patterns between them through inferences (GRAY, 2012). Initially the interviews will be analyzed within the sample group to which they belong, where they will be compared with each other and with the literature review. After analyzing each sample, a comparative analysis will be made between the three groups of samples. So far, the universe of printers has been mapped, which is composed of 125 printers, and 25 answers were obtained with the questionnaire. For the qualitative stage, three professionals were interviewed, each representing one of the sample categories: a designer, a graphic representative and one from the food industry.

Palavras-chave: Design, Embalagem, Impressão digital, Indústria 4.0.,

Palavras-chave: Design, Packaging, Digital printing, Industry 4.0.,

DOI: 10.5151/5spdesign-37

Referências bibliográficas
  • [1] GRAY, D. E. Pesquisa no mundo real. 2. ed. Porto Alegre: Penso, 2012.
Como citar:

WITTMANN, Luiz Rogério; DANTAS, Denise; "Impressão digital de embalagens para alimentos industrializados e as implicações no projeto de design no contexto da indústria 4.0", p. 71-72 . In: Anais do 5º SPDesign - Seminário de Pesquisa do PPG Design FAU USP. São Paulo: Blucher, 2023.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/5spdesign-37

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações