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Impressão 3D de peças anatômicas escaneadas como ferramenta de educação

3D printing of scanned anatomic pieces as an education tool

Romeiro, Nicolas Canale; Salomão, André; Prim, Gabriel de Souza; Vieira, Milton Luiz Horn;

Artigo completo:

O propósito deste artigo é apresentar os procedimentos e resultados obtidos realizando a impressão 3D de peças anatômicas previamente digitalizadas pelo processo de escaneamento tridimensional. Analisando os resultados obtidos de testes realizados em duas diferentes impressoras 3D, uma que utiliza filamento plástico por um processo de depósito de filamento fundido, e outra que utiliza resina ativada por UV. O objetivo da realização dos testes e procedimento é de propor uma forma de desenvolvimento de um novo material de apoio para estudos na área de anatomia, de forma menos burocrática que a aquisição de novas peças cadavéricas. O artigo é dividido pela introdução, procedimentos e desenvolvimento, divido em dois subcapítulos, o de escaneamento e o de impressão 3D, e por fim, as conclusões. Na introdução é apresentado o problema e motivações para realização do projeto. Em procedimentos e desenvolvimento, o capitulo é divido entre o subcapitulo de escaneamento, que apresenta os procedimentos realizados no escaneamento, da preparação da peça, escaneamento e pós processamento. O subcapitulo referente a impressão 3D aborda as diferenças entre as impressoras utilizadas, a utilização de estruturas de suporte, e apresenta os diferentes resultados obtidos com as diferentes impressoras e materiais.

Artigo completo:

The purpose of this article is to present the procedures and results obtained by performing the 3D printing of anatomical pieces previously digitized by the three - dimensional scanning process. Analysing the results of tests performed on two different 3D printers, one using plastic filament by a filament deposition process, and the other using UV activated resin. The objective of the tests and procedure is to propose a way of developing new support material for anatomical studies, in a less bureaucratic way than the acquisition of new cadaveric parts. The article is divided by introduction, procedures and development, divided into two subchapters, the scanning and the 3D printing, and finally the conclusions. In the introduction the problem and motivations for the realization of the project are presented. In procedures and development, the chapter is divided between the scanning subchapter, which presents the procedures performed in scanning, part preparation, scanning and post processing. The subchapter for 3D printing addresses the differences between the printers used, the use of support structures, and presents the different results obtained with the different printers and materials.

Palavras-chave: impressão 3D, escaneamento 3D, osteologia, anatomia, educação,

Palavras-chave: 3D printing, 3D scanning, osteology, anatomy, education,

DOI: 10.5151/9cidi-congic-4.0337

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Como citar:

Romeiro, Nicolas Canale; Salomão, André; Prim, Gabriel de Souza; Vieira, Milton Luiz Horn; "Impressão 3D de peças anatômicas escaneadas como ferramenta de educação", p. 1936-1944 . In: Anais do 9º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2019 e do 9º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/9cidi-congic-4.0337

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