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Imprensa ilustrada e artes gráficas em Curitiba no início do século XX

Illustrated press and graphic arts in Curitiba in the early 20th century

Pinheiro, Ana ; Queluz, Marilda Lopes Pinheiro ;

CIDI:

A pesquisa destaca a importância das revistas ilustradas no cenário cultural de Curitiba no início do século XX, evidenciando a relevância dos profissionais envolvidos e características das imagens utilizadas. Os editores dessas revistas eram profissionais multifacetados, que traziam modernidade em termos de tecnologia e estética nas artes gráficas. Os profissionais que atuavam nas revistas, como litógrafos, ilustradores e cartunistas, desempenhavam funções práticas próximas ao design gráfico e tinham um lugar social valorizado como formadores de opinião e agentes culturais. A profissionalização da comunicação visual e o desenvolvimento das técnicas de reprodução de imagens permitiram o surgimento de diversas revistas ilustradas em Curitiba. Elas funcionavam de modos diferentes em relação ao público, como informação, propaganda, mídias de estilo de vida, crítica do cotidiano, contribuindo para a formação de novos esquemas de gosto, refletindo e influenciando os valores culturais da época, facilitando a assimilação da modernidade.

CIDI:

The research highlights the importance of illustrated magazines in the cultural scene of Curitiba in the early 20th century, emphasizing the relevance of the professionals involved and the characteristics of the images used. The editors of these magazines were versatile professionals who brought modernity in terms of technology and aesthetics to graphic arts. The professionals who worked in the magazines, such as lithographers, illustrators, and cartoonists, performed practical functions closely related to graphic design and held a valued social position as opinion formers and cultural agents. The professionalization of visual communication and the development of image reproduction techniques enabled the creation of several illustrated magazines in Curitiba. They functioned in different ways for the public, as sources of information, advertising, lifestyle media, and everyday life critiques, contributing to the formation of new taste schemes, reflecting and influencing the cultural values of the time, facilitating the assimilation of modernity.

Palavras-chave: design, história, revistas, artes gráficas,

Palavras-chave: design, history, magazines, graphic arts,

DOI: 10.5151/cidiconcic2023-50_647271

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Como citar:

Pinheiro, Ana; Queluz, Marilda Lopes Pinheiro; "Imprensa ilustrada e artes gráficas em Curitiba no início do século XX", p. 764-776 . In: . São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidiconcic2023-50_647271

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