Julho 2017 vol. 4 num. 2 - IX SBEA + XV ENEEAmb + III FLES

Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

IMPORTÂNCIA ATRIBUÍDA AO ENSINO SUPERIOR POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE PONTAL DO PARANÁ

Prandini, Matheus Kopp ; Correa, Alan D’Oliveira ; Pinheiro, Mirelly Lacerda ; Bonetto, Vinicius ; Rogel, Vinicius ; Armani, Fernando ; Silva, Cesar Aparecido da ;

Artigo Completo:

O objetivo deste trabalho foi investigar a importância atribuída por estudantes do ensino médio ao ensino superior, e relacionar com a qualidade do ensino médio e se os mesmos conheciam o curso de Engenharia Ambiental e Sanitária ofertado pela universidade presente no município. Foram avaliados 50 estudantes de escola pública do terceiro ano do ensino médio da cidade de Pontal do Paraná, localizado no litoral paranaense. Os resultados apontaram que 88% dos estudantes têm interesse em cursar um ensino superior após a conclusão do ensino médio, porém muitos desses não realizaram vestibular ou Enem. Alguns também não sabiam da existência da universidade federal pública na cidade e dos cursos ofertados. Os resultados indicam que em Pontal do Paraná, os estudantes do ensino médio de escola pública em sua maioria não estão preparados para ingressar no Ensino Superior.

Artigo Completo:

Palavras-chave: escola pública, educação superior, vestibular, Enem,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/xveneeamb-213

Referências bibliográficas
  • [1] DARIDO, S. C., GALVÃO, Z., FERREIRA, L. A., FIORIN, G. Educação Física no Ensino Médio: Reflexões e Ações. MOTRIZ - Volume 5, Número 2, Dezembro/1999
  • [2] Observatório do PNE. Ensino Médio: Porcentagem de jovens de 15 a 17 anos Matriculados no Ensino Médio. 2015. Disponível em . Acesso em 16 de junho de 2016.
  • [3] OLIVEIRA, R. P. Da universalização do ensino fundamental ao desafio da qualidade: uma análise histórica. Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n. 100 - Especial, p. 661-690, out. 2007.
  • [4] RAMOS, M. N. Currículo para o ensino médio em duas diferentes modalidades: Concepções, propostas e problemas. Educ. Soc, v. 32, n. 116, p. 771-788, 2011.
  • [5] SPARTA, M., GOMES, W. B. Importância Atribuída ao Ingresso na Educação Superior por Alunos do Ensino Médio. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 2005, 6 (2), pp. 45 – 53
Como citar:

Prandini, Matheus Kopp; Correa, Alan D’Oliveira; Pinheiro, Mirelly Lacerda; Bonetto, Vinicius; Rogel, Vinicius; Armani, Fernando; Silva, Cesar Aparecido da; "IMPORTÂNCIA ATRIBUÍDA AO ENSINO SUPERIOR POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE PONTAL DO PARANÁ", p. 2116-2122 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/xveneeamb-213

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações