CIDI - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Implicações ético-estético-políticas do Design da informação em contexto de ensino-aprendizagem: experimentos em uma escola pública do Rio de Janeiro

Ethical-aesthetic-political implications of Information Design in a teaching-learning context: experiments in a public school in Rio de Janeiro

Martins, Bianca Maria Rêgo ; Emanuel, Barbara ;

CIDI:

Este artigo apresenta uma síntese dos conceitos e políticas elaborados pelo grupo de pesquisa Design & Escola ESDI/UERJ procurando evidenciar como esses conceitos se manifestam em um experimento de campo em uma escola pública no Rio de Janeiro. A partir daí, procura-se contribuir para ampliar o debate crítico do campo do design da informação na educação incluindo na discussão aspectos da educação emancipadora que leva em consideração que em qualquer ação educativa está em jogo a produção de saberes, poderes e modos de subjetivação. Logo, após apresentar os conceitos de: aprendizagem inventiva, interculturalidade e estudos dos cotidianos, as influências freireanas e a consciência projetual, mostraremos as implicações desses vieses na elaboração dos artefatos, atividades e ambientes da pesquisa de campo. A intenção é discutir em que medida as múltiplas interfaces gráficas desenvolvidas e/ou existentes na pesquisa de campo e suas implicações ético-estético-políticas são, também, aspectos que perpassam o âmbito do design da informação.

CIDI:

This article presents a synthesis of the concepts and policies developed by the research group Design & Escola ESDI/UERJ, seeking to show how these concepts are manifested in a field experiment in a public school in Rio de Janeiro. From there, we seek to contribute to broaden the critical debate in the field of information design in education, including aspects of emancipatory education in the discussion, which takes into account that in any educational action, the production of knowledge, powers and modes of subjectivation are at stake. . Then, after presenting the concepts of: inventive learning, interculturality and studies of everyday life, Freirean influences and design awareness, we will show the implications of these biases in the elaboration of artifacts, activities and environments of field research. The intention is to discuss to what extent the multiple graphical interfaces developed

Palavras-chave: design da informação, educação básica, educação emancipadora,

Palavras-chave: information design, basic education, emancipatory education,

DOI: 10.5151/cidiconcic2023-43_651475

Referências bibliográficas
  • [1] Martins, B. & Emanuel, B. (2022). Aprender Projetando. In: Design & Escola: projetando práticas de ensino aprendizagem. PPDESDI, Rio de Janeiro, 2022. Disponível em: . Acesso em: 28 Maio. 2023.
  • [2] Vaz, A. (2017). Jornal de Parede: Exercendo a democracia. In: ANAIS DO SEMINáRIO FALA OUTRA ESCOLA, 2017, . Anais eletrônicos... Campinas, Galoá. Disponível em: . Acesso em: 28 Maio. 2023.
  • [3] Cross, N. (2006). Designerly ways of knowing. Springer-Verlag, London.
  • [4] Haraway, D. (2016). Staying with the Trouble: Making kin in the Chthulucene. Duke University Press, Durham e Londres.
  • [5] Kastrup, V. (1999). A invenção de si e do mundo: uma introdução do tempo e do coletivo nos estudos da cognição. São Paulo: Papirus.
  • [6] Freire, P. (1983). Extensão ou Comunicação? 8. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
  • [7] _____. (1991). Pedagogia da Autonomia. 52ª ed. Rio de Janeiro/ São Paulo: Paz e Terra.
  • [8] _____. (1996). Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra.
  • [9] _____. (2001). Pedagogia da Esperança. São Paulo: Cortez.
  • [10] Walsh, C. (2009). Interculturalidad y (de)colonialidad: diferencia y nación de otro modo. In: Desarollo e interculturalidad, imaginario y diferencia: la nación en el mundo andino, (27-43). Quito: Academia de la Latinidad.
Como citar:

Martins, Bianca Maria Rêgo; Emanuel, Barbara; "Implicações ético-estético-políticas do Design da informação em contexto de ensino-aprendizagem: experimentos em uma escola pública do Rio de Janeiro", p. 666-685 . In: . São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidiconcic2023-43_651475

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações