Poster - Open Access.

Idioma principal

IMPLEMENTAÇÃO DE UMA METODOLOGIA PARA GERENCIAMENTO DE PROJETOS EM UMA EMPRESA NACIONAL DE MÉDIO PORTE DO RAMO DE MATERIAIS ELÉTRICOS

Bianchini, Willian Santos ; Silva, Guilherme Canuto da ;

Poster:

Em tempos de uma economia globalizada e um mercado internacionalizado, formou-se uma nova realidade para a indústria de bens de consumo. Hoje, a concorrência é acirrada em praticamente todos os segmentos, e as tecnologias e necessidades de mercado se modificam em cada vez menos tempo. Dessa forma, torna-se imprescindível que as empresas busquem recursos que as possibilitem desenvolver seus produtos de maneira ágil, assertiva quanto a qualidade e expectativa dos clientes, e com custos baixos. Tendo esses aspectos como premissas para que a empresa se mantenha competitiva, é importante que o processo de desenvolvimento de produtos seja planejado e gerenciado de maneira eficiente. Com o auxílio de um processo de gerenciamento de projetos bem estruturado, é possível se certificar de que os mesmos sejam conduzidos e concluídos dentro da qualidade, orçamento e prazo estipulados. O conhecimento e a aplicação das técnicas que o compõem, tem relação direta com a garantia de obtenção das metas das organizações, podendo resultar na melhoria de resultados operacionais e financeiros, com diminuição de custos, controle de riscos, eliminação de perdas, aumento de receita e vendas, satisfação dos clientes, além de garantir que o projeto tenha um início, um meio e um fim controlados. Apresenta-se um trabalho de implementação de uma metodologia para gerenciamento de projetos em uma empresa do ramo de materiais elétricos, a fim de auxiliar na administração dos seus projetos de novos produtos, através do uso de ferramentas e práticas embasadas no consagrado guia do Project Management Institute, o Project Management Body Of Knowledge – 5ª Edição (2013).

Poster:

Palavras-chave: gerenciamento de projetos; PMBOK; metodologia de gerenciamento de projetos,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/cbgdp2017-003

Referências bibliográficas
  • [1] CHARVAT, J. Project Management Methodologies. John Wiley & Sons, NJ, 2003.
  • [2] DO VALLE, A. B.; SOARES, C. A. P.; FINOCCHIO JR., J. & DA SILVA, L. S. F. Fundamentos do gerenciamento de projetos, 2ª Edição. Rio de Janeiro: FGV, 2010.
  • [3] KERZNER, H. Project Management: A system approach to planning scheduling and controlling. John Wiley & Sons, 7ª edição, 2001.
  • [4] PROJECT MAGEMENT INSTITUTE, INC. Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos (Guia PMBOK®), 5ª Edição. São Paulo: Saraiva, 2013.
  • [5] XAVIER, C. M. S. Metodologia de gerenciamento de projetos. São Paulo: Beware, 2012. Artigo disponível em: , acessado em 20 ago. 2016.
Como citar:

Bianchini, Willian Santos; Silva, Guilherme Canuto da; "IMPLEMENTAÇÃO DE UMA METODOLOGIA PARA GERENCIAMENTO DE PROJETOS EM UMA EMPRESA NACIONAL DE MÉDIO PORTE DO RAMO DE MATERIAIS ELÉTRICOS", p. 21-30 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cbgdp2017-003

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações