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Implementação da tecnologia Vehicle-to-grid (V2G) em aplicações de frotas comerciais: avaliação de desafios econômicos, operacionais e regulatórios

Implementation of Vehicle-to-Grid (V2G) technology in commercial fleet applications: assessment of economic, operational and regulatory challenges

Leal, Luiza Masseno de Pinho Santiago; Castro, Nivalde José de; Aquino, Thereza; Costa, Vinicius José da; Gonçalves, Leonardo;

Artigo:

Diante da urgência na mitigação dos efeitos negativos das mudanças climáticas, países e regiões ao redor do mundo buscam implementar inovações tecnológicas de baixo carbono em diferentes atividades econômicas. No setor de transportes, a descarbonização está calcada no processo de eletrificação, a partir do desenvolvimento de Veículos Elétricos (VE). Diante das perspectivas de difusão da mobilidade elétrica, a implementação da tecnologia Vehicle-to-Grid (V2G) apresenta o potencial de contribuir para a melhoria do desempenho da rede elétrica e facilitar a integração de fontes renováveis intermitentes e variáveis. No âmbito das frotas comerciais, ao longo dos últimos anos, os VE apresentam uma tendência de expansão acelerada no mercado e questionamentos surgem acerca do seu impacto no sistema elétrico. A implementação do V2G torna-se alvo de diversos projetos pilotos ao redor do mundo. Dessa forma, o objetivo geral desse trabalho é mapear e analisar os desafios econômicos, operacionais e regulatórios no processo de implementação da tecnologia V2G em aplicações de frotas comerciais. Busca-se ainda avaliar os potenciais benefícios dessa nova tecnologia, indicar requisitos e restrições avaliados a partir dos projetos pilotos e analisar as principais inovações regulatórias nesse processo. A metodologia consistiu na revisão sistemática da bibliografia acerca da experiência internacional, a partir da utilização de bases de artigos científicos, nomeadamente, Scopus e Web of Science. O período de análise do estudo se concentrou entre 2010 e 2021. Também foi realizada revisão documental de bibliografia acerca de estudos de casos de projetos pilotos de V2G para aplicações em frotas comerciais. Os resultados demonstram a necessidade de projetos pilotos e pesquisas para a avaliação acerca dos nichos de mercado de frotas comerciais mais favoráveis para a implementação do V2G, considerando seus requisitos e restrições no âmbito econômico e operacional. Os resultados indicam ainda inovações regulatórias e ações de formuladores de políticas públicas para o estabelecimento de um quadro regulatório consistente e claro para a inserção dessa nova tecnologia.

Artigo:

Based on the urgency of mitigating the negative effects of climate change, countries and regions around the world seek to implement low-carbon technological innovations in different economic activities. In the transport sector, decarbonization is based on the electrification process, based on the development of Electric Vehicles (EV). In view of the prospects for the diffusion of electric mobility, the implementation of Vehicle-to-Grid (V2G) technology has the potential to contribute to improving the performance of the electric network and facilitate the integration of intermittent and variable renewable sources. In the context of commercial fleets, over the last few years, EVs have shown a trend of accelerated expansion in the market and questions arise about their impact on the electrical system. The implementation of V2G becomes the target of several pilot projects around the world. Thus, the general objective of this work is to map and analyze the economic, operational and regulatory challenges in the process of implementing V2G technology in commercial fleet applications. It also seeks to evaluate the potential benefits of this new technology, indicate requirements and restrictions evaluated from the pilot projects and analyze the main regulatory innovations in this process. The methodology consisted of a systematic review of the bibliography about the international experience, based on the use of scientific article bases, namely Scopus and Web of Science. The period of analysis of the study focused between 2010 and 2021. A documentary review of the bibliography was also carried out on case studies of V2G pilot projects for applications in commercial fleets. The results demonstrate the need for pilot projects and research to evaluate the most favorable commercial fleet market niches for the implementation of V2G, considering their requirements and restrictions in the economic and operational scope. The results also indicate regulatory innovations and actions by public policymakers to establish a consistent and clear regulatory framework for the insertion of this new technology.

Palavras-chave: vehicle-to-grid; mobilidade elétrica; frotas comerciais; inovação; descarbonização,

Palavras-chave: vehicle-to-grid; electric mobility; commercial fleets; innovation; decarbonization,

DOI: 10.5151/vi-enei-828

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Como citar:

Leal, Luiza Masseno de Pinho Santiago; Castro, Nivalde José de; Aquino, Thereza; Costa, Vinicius José da; Gonçalves, Leonardo; "Implementação da tecnologia Vehicle-to-grid (V2G) em aplicações de frotas comerciais: avaliação de desafios econômicos, operacionais e regulatórios", p. 1453-1469 . In: Anais do VI Encontro Nacional de Economia Industrial e Inovação (ENEI): “Indústria e pesquisa para Inovação: novos desafios ao desenvolvimento sustentável”. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/vi-enei-828

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