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IMPLEMENTAÇÃO DE LEAN SIX SIGMA PARA MELHORIA DE PROCESSOS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE TELECOMUNICAÇÕES

IMPLEMENTAÇÃO DE LEAN SIX SIGMA PARA MELHORIA DE PROCESSOS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE TELECOMUNICAÇÕES

Fontanillas, Carlos Navarro ; Cruz, Eduardo Picanço ;

Artigo Completo:

A pesquisa que levou ao presente artigo teve como objetivo entender o processo de implementação da metodologia lean six sigma e avaliar se ela fornece processos aprimorados em uma organização, causando ganhos financeiros e reduzindo o desperdício, por exemplo. O método utilizado após o estudo bibliográfico foi um estudo de caso em uma empresa de telecomunicações que, segundo os gerentes, teve problemas no processo de desabilitação dos serviços por meio do serviço prestado via call center. A lógica teórica descreve os conceitos-chave para a compreensão da metodologia e o estudo de caso ajuda a validar, através da análise de dados e processos, os ganhos obtidos pela organização que implementou. Esses ganhos foram expostos, como melhoria de processo avaliada, redução de falhas, para evitar um custo desnecessário que permite o investimento em atividades mais produtivas.

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A pesquisa que levou ao presente artigo teve como objetivo entender o processo de implementação da metodologia lean six sigma e avaliar se ela fornece processos aprimorados em uma organização, causando ganhos financeiros e reduzindo o desperdício, por exemplo. O método utilizado após o estudo bibliográfico foi um estudo de caso em uma empresa de telecomunicações que, segundo os gerentes, teve problemas no processo de desabilitação dos serviços por meio do serviço prestado via call center. A lógica teórica descreve os conceitos-chave para a compreensão da metodologia e o estudo de caso ajuda a validar, através da análise de dados e processos, os ganhos obtidos pela organização que implementou. Esses ganhos foram expostos, como melhoria de processo avaliada, redução de falhas, para evitar um custo desnecessário que permite o investimento em atividades mais produtivas.

Palavras-chave: Qualidade, processos, Lean six sigma,

Palavras-chave: Qualidade, processos, Lean six sigma,

DOI: 10.5151/spolm2019-107

Referências bibliográficas
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Como citar:

Fontanillas, Carlos Navarro; Cruz, Eduardo Picanço; "IMPLEMENTAÇÃO DE LEAN SIX SIGMA PARA MELHORIA DE PROCESSOS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE TELECOMUNICAÇÕES", p. 1467-1480 . In: Anais do XIX Simpósio de Pesquisa Operacional & Logística da Marinha. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2175-6295, DOI 10.5151/spolm2019-107

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