Artigo - Open Access.

Idioma principal

IMPLANTAÇÃO DO CICLO DE MELHORIA CONTÍNUA NA PREVENÇÃO DE INFECÇÃO DE CORRENTE SANGUÍNEA NAS UNIDADES DE INTERNAÇÃO PEDIÁTRICAS

IMPLANTAÇÃO DO CICLO DE MELHORIA CONTÍNUA NA PREVENÇÃO DE INFECÇÃO DE CORRENTE SANGUÍNEA NAS UNIDADES DE INTERNAÇÃO PEDIÁTRICAS

Ciampone, Camila Ourique de Mello ; Soriano, Suely Vaz de Melo ; Costa, Aleteia Pazzotto da ; Oliveira, Flávia da Cruz ;

Artigo:

Justificativa

Alta densidade de incidência de infecção de corrente sanguínearelacionada a cateteres venosos centrais em crianças internadas nas unidades deinternação pediátricas.

 

Objetivo(s)

Diminuir em 70% a densidade de incidência de ICS nas unidades de internação pediátricas

 

Método(s)

Realizou-se análise retrospectiva quantitativa, comparando-sedados dos anos de 2017 e 2018, das unidades de internação pediátricas de umhospital terciário de grande porte da cidade de São Paulo. A unidade pediátricaconta com 58 leitos de internação, com público cerca de 80% cirúrgico de médiae longa permanência e também crianças oncológicas. Baseando-se nos dados doprimeiro semestre de 2017, traçamos um plano de ação para prevenção de ICSnessa população que inclui ações de prevenção para a equipe de enfermagem, taiscomo, entre outras, auditoria periódica da técnica de lavagem das mãos e dopreparo e administração de medicamentos endovenosos, banho no leito paracrianças com cateteres centrais (principalmente na região inguinal) eenvolvimento da família no cuidado do cateter. Medimos a sua efetividade nosegundo semestre de 2017 e primeiro semestre de 2018, num ciclo de PDSA,adequando as fragilidades do planejamento e implantando as ações de correçãopertinentes para prevenção.

 

Resultado(s)

Durante o primeiro semestre de 2017, tínhamos uma densidade deincidência de ICS muito alta, de até 7,7 no mês de maio. Após as ações, zeramosa densidade de incidência de ICS por 4 meses consecutivos, apresentando 1 ICSem novembro. Dezembro também a incidência foi zero. No primeiro semestre de2018, tivemos densidade de incidência de 5,2 apenas em março, com índice zeronos outros meses do semestre. Dessa forma, não só atingimos a meta de diminuirem 70% a densidade de incidência de ICS como superamos a meta, zerando aincidência em vários meses do segundo semestre de 2017.

 

Conclusão (ões)

Consideramosque os ciclos de PDSA rodados tiveram o planejamento adequado e incorporadopela equipe de enfermagem, alcançando os resultados esperados. O ciclo de melhoriacontinua permanece em andamento e os resultados são monitorados mensalmente.

Artigo:

Palavras-chave: -,

Palavras-chave: -,

DOI: 10.5151/cissi2020-36

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

Ciampone, Camila Ourique de Mello ; Soriano, Suely Vaz de Melo ; Costa, Aleteia Pazzotto da ; Oliveira, Flávia da Cruz ; "IMPLANTAÇÃO DO CICLO DE MELHORIA CONTÍNUA NA PREVENÇÃO DE INFECÇÃO DE CORRENTE SANGUÍNEA NAS UNIDADES DE INTERNAÇÃO PEDIÁTRICAS", p. 71-72 . In: Anais do 4º Congresso Internacional Sabará de Saúde Infantil. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2357-7282, DOI 10.5151/cissi2020-36

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações