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IMPACTOS DAS TARIFAS COMERCIAIS E DOS CUSTOS DE TRANSPORTE NO MERCADO DE ETANOL

IMPACTOS DAS TARIFAS COMERCIAIS E DOS CUSTOS DE TRANSPORTE NO MERCADO DE ETANOL

Coleti, Jamile de Campos ; Oliveira, Andrea Leda Ramos de ; Milanez, Ana Paula ; Silva Junior, Jaim José da ;

Artigo Completo:

Num contexto altamente competitivo ocasionado pela globalização, o agronegócio brasileiro é considerado o setor que insere o Brasil na dinâmica econômica mundial. Com foco no etanol, este artigo busca analisar e discutir os efeitos dos custos logísticos e das tarifas comerciais que incidem sobre o etanol no mercado nacional e internacional. Através do desenvolvimento de um modelo de equilíbrio parcial formulado como um Problema de Complementaridade Mista PCM, buscamos propor novas políticas de custos de forma a tornar o etanol brasileiro mais competitivo. O Brasil é o segundo maior produtor de etanol do mundo, assim, identificar onde e como podem ser formados os custos logísticos e de comercialização é de fundamental relevância para o agronegócio brasileiro. Soma-se a isso o aumento na busca mundial por energias renováveis que eleva o número e a frequência das negociações que acabam refletindo numa elevação dos custos de transação. A partir dos cenários gerados para esse artigo, a análise de sensibilidade demonstrou que quando se reduz 20% no valor das tarifas de importação e no custo de transporte o mercado brasileiro é capaz de aumentar o seu fluxo comercializado em 5,3% isso geraria um aumento de receita de aproximadamente U$ 334 milhões em receitas anuais. O modelo também se apresentou mais sensível quando se compara o custo das tarifas em relação ao custo de transporte. Com isso podemos configurar um novo desenho para a cadeia do etanol onde uma menor taxação do produto atrelado à baixos custos de transporte se revertam em novas oportunidades de negócios.

Artigo Completo:

Num contexto altamente competitivo ocasionado pela globalização, o agronegócio brasileiro é considerado o setor que insere o Brasil na dinâmica econômica mundial. Com foco no etanol, este artigo busca analisar e discutir os efeitos dos custos logísticos e das tarifas comerciais que incidem sobre o etanol no mercado nacional e internacional. Através do desenvolvimento de um modelo de equilíbrio parcial formulado como um Problema de Complementaridade Mista PCM, buscamos propor novas políticas de custos de forma a tornar o etanol brasileiro mais competitivo. O Brasil é o segundo maior produtor de etanol do mundo, assim, identificar onde e como podem ser formados os custos logísticos e de comercialização é de fundamental relevância para o agronegócio brasileiro. Soma-se a isso o aumento na busca mundial por energias renováveis que eleva o número e a frequência das negociações que acabam refletindo numa elevação dos custos de transação. A partir dos cenários gerados para esse artigo, a análise de sensibilidade demonstrou que quando se reduz 20% no valor das tarifas de importação e no custo de transporte o mercado brasileiro é capaz de aumentar o seu fluxo comercializado em 5,3% isso geraria um aumento de receita de aproximadamente U$ 334 milhões em receitas anuais. O modelo também se apresentou mais sensível quando se compara o custo das tarifas em relação ao custo de transporte. Com isso podemos configurar um novo desenho para a cadeia do etanol onde uma menor taxação do produto atrelado à baixos custos de transporte se revertam em novas oportunidades de negócios.

Palavras-chave: Simulação; Pesquisa Operacional; Comercialização; Logística; Etanol.,

Palavras-chave: Simulação; Pesquisa Operacional; Comercialização; Logística; Etanol.,

DOI: 10.5151/spolm2019-106

Referências bibliográficas
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Como citar:

Coleti, Jamile de Campos; Oliveira, Andrea Leda Ramos de; Milanez, Ana Paula; Silva Junior, Jaim José da; "IMPACTOS DAS TARIFAS COMERCIAIS E DOS CUSTOS DE TRANSPORTE NO MERCADO DE ETANOL", p. 1450-1466 . In: Anais do XIX Simpósio de Pesquisa Operacional & Logística da Marinha. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2175-6295, DOI 10.5151/spolm2019-106

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