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Impacto nas emissões reguladas e não reguladas na regeneração de um filtro de partículas (DPF) em veículo comercial leve do ciclo Diesel

Impact on regulated and unregulated emissions on the regeneration of a particulate filter (DPF) in light commercial vehicle of the Diesel cycle

Daemme, Luiz Carlos; Penteado Neto, Renato de Arruda; Errera, Marcelo Riso; Correa, Sergio Machado; Zotin, Fatima Maria Zanon;

Artigo:

O desenvolvimento de motores, combustíveis e sistemas de controle das emissões veiculares está diretamente ligado às imposições da legislação. No Brasil a regulamentação das emissões veiculares iniciou em 1986 com a criação do PROCONVE, que implantou um cronograma para sua redução. Para os veículos comerciais leves do ciclo Diesel a maior redução nesses limites ocorreu na passagem da fase L4 para L6 (atual fase). Com a redução acentuada das emissões foram necessárias novas tecnologias de motores, softwares de controle e implantação de sistemas de pós-tratamento. Para os veículos do ciclo Diesel as emissões de NOx e material particulado são majoritárias e de controle mais difícil. Nesse cenário, ganham relevância tecnologias de pós-tratamento como uso de filtros de partículas (DPF) para redução da emissão de partículas. Essa tecnologia consiste em reter as emissões de partículas e, por diferentes estratégias reduzi-las, regenerando o filtro. Algumas dessas estratégias alteram o funcionamento do motor ocasionando alterações nas emissões de outros compostos. O presente artigo tem por objetivo apresentar as alterações nas emissões de um veículo comercial leve do ciclo Diesel durante a regeneração de um sistema DPF simulando a utilização em percursos puramente urbanos em dinamômetro.

Artigo:

The development of engines, fuels and vehicle emission control systems is directly linked to the requirements of the legislation. In Brazil, the regulation of vehicular emissions started in 1986 with the creation of PROCONVE, which implemented a schedule for emission reduction. For light commercial vehicles of the Diesel cycle the greater reduction in these limits occurred in the passage from phases L4 to L6. Due to the sharp reduction of emissions limits, new engine technologies, control software and post-treatment systems were developed. Regarding Diesel vehicles, the emissions of NOx and particulate matter are the most common and the most difficult to control. In this scenario, post-treatment technologies such as the use of particle filters (DPF) to reduce particle emissions became more relevant. This technology consists in retaining the emissions of particles inside the DPF. The application of specific strategies the emissions can be reduced regenerating the filter. Some of these strategies alter the engine performance causing changes in emissions of other compounds. The present article aims to present the changes in the emissions of a light commercial Diesel vehicle during the regeneration of a DPF system simulating the use in a purely urban circuit in a dynamometer.

Palavras-chave: -,

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DOI: 10.5151/simea2019-PAP61

Referências bibliográficas
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Como citar:

Daemme, Luiz Carlos; Penteado Neto, Renato de Arruda; Errera, Marcelo Riso; Correa, Sergio Machado; Zotin, Fatima Maria Zanon; "Impacto nas emissões reguladas e não reguladas na regeneração de um filtro de partículas (DPF) em veículo comercial leve do ciclo Diesel", p. 642-657 . In: XXVII Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/simea2019-PAP61

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