Dezembro 2016 vol. 3 num. 1 - VII Encontro Científico de Física Aplicada

Artigo - Open Access.

Idioma principal

Impacto do uso da dinâmica de fluidos computacional no processo ensino-aprendizagem aplicado à fenômenos de transporte

RODRIGUES, R. S.; PINHEIRO, V. P.; LOEFFLER, C. F.; NEVES, N. S.;

Artigo:

A área de fenômenos de transporte está presente na matriz curricular de praticamente todos os cursos de Engenharia do país. É tradicionalmente conhecida por discentes e docentes pela complexidade que marca sua modelagem matemática. Tal área compõe um desafio para o aprendizado dos estudantes, no que tange ao real entendimento dos conceitos e visualização dos fenômenos físicos, nem sempre triviais. Por outro lado, as modernas técnicas computacionais de simulação numérica, criadas para superar as limitações dos métodos analíticos de solução e oferecer soluções adequadas às demandas da engenharia moderna, também podem atuar como eficientes ferramentas didáticas, dinamizando o processo de aprendizagem dos alunos. Este artigo propõe a solução de um escoamento laminar no interior de um duto cilíndrico através dos recursos da Dinâmica dos Fluidos Computacional (DFC), com intuito de mostrar os efetivos ganhos ligados ao domínio conceitual dos fenômenos físicos, pela facilidade de reprodução dos fenômenos e controle sobre suas variáveis de estado.

Artigo:

The area of Transport Phenomena, present through various sciences in the curriculum of virtually all the country’s engineering courses, is traditionally known by students and teachers for the complexity that marks their mathematical modeling. This field of study comprises a challenge for student learning, with respect to the real understanding of the concepts and visualization in physical phenomena not always trivial. This paper proposes a solution to a laminar flow inside a cylindrical duct via Computational Fluid Dynamics (CFD), in order to analyze the influence of computational tools of numerical simulation in the improvement of student’s learning process. The computational analysis enables effective gains linked to the conceptual domain of physical phenomena, being an important teaching tool.

Palavras-chave: Dinâmica de Fluidos Computacional, Ensino e Aprendizagem, Fenômenos de Transporte,

Palavras-chave: Computational Fluid Dynamics, Teaching and Learning, Transport Phenomena,

DOI: 10.5151/phypro-vii-efa-025

Referências bibliográficas
  • [1] VERSTEEG, H. K; MALALASEKERA, W. An Introduction to Computational Fluid Dynamics: The Finite Volume Method. Pearson Education, 2007.
  • [2] SLATTERY, J. C. Advanced Transport Phenomena. Cambridge University Press, 1999.
  • [3] SCHLICHTING, H.; GERSTEN, K. Boundary Layer Theory. Springer Science, 200
  • [4] CENGEL, Y. A.; CIMBALA, J. M. Mecânica dos Fluidos: Fundamentos e Aplicações. Porto Alegre: AMGH Editora, 2015.
  • [5] KAYS, W. M.; CRAWFORD M. E.; WEIGAND, B. Convective Heat Transfer. McGraw Hill, 1980.
  • [6] SOARES, E. J. Transferência de calor em escoamento laminar de materiais viscoplásticos através de espaços anulares. 80f. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação de Engenharia Mecânica, PUC-Rio, Rio de Janeiro, 1999.
  • [7] DE OLIVEIRA FORTUNA, Armando. Técnicas computacionais para dinâminca dos fluidos: conceitos básicos e aplicações. São Paulo: Edusp, 2000.
  • [8] CLÓVIS, R. Maliska. Transferência de calor e mecânica dos fluidos computacional. Rio de Janeiro: LTC, 2013.
Como citar:

RODRIGUES, R. S.; PINHEIRO, V. P.; LOEFFLER, C. F.; NEVES, N. S.; "Impacto do uso da dinâmica de fluidos computacional no processo ensino-aprendizagem aplicado à fenômenos de transporte", p. 99-104 . In: Anais do VII Encontro Científico de Física Aplicada [=Blucher Physics Proceedings, v.3 n.1]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2358-2359, DOI 10.5151/phypro-vii-efa-025

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações