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IMPACTO DO SISTEMA DE FORNECIMENTO AR/COMBUSTÍVEL NO DESENVOLVIMENTO DE CATALISADORES AUTOMOTIVOS

NUNES, Lucas; LIMA, Walter; PICCOLI, Renan; ZOCA, Miguel;

Artigo Completo:

Nesse trabalho, as principais diferenças de características na definição de um projeto de catalisador automotivo para aplicações de motores turbo e natural aspirados são apresentadas. Catalisadores automotivos foram projetados e avaliados em dois veículos com o mesmo volume de motor, porém com alimentação de ar/combustível diferentes; natural aspirado com injeção de combustível indireta (NA / MPFI) e turbo alimentado com injeção direta de combustível (TC / DFI). Os veículos foram submetidos a ensaios de emissões conforme ciclos ABNT NBR 6601 e ABNT NBR 7024 (HWFE) [1]. Além das medições das emissões de gases brutas do motor, ou seja, gases gerados durante a combustão, e dos gases da saída do escapamento, pós catalisador envelhecido 80k km, para determinação da eficiência catalítica, a temperatura também foi mapeada, assim como a eficiência energética dos veículos.Na tecnologia TC / FDI foi observado um ganho em eficiência energética, o que contribuiu para a redução da temperatura do gás do escapamento. Foi observado ainda um melhor controle na mistura ar / combustível e um perfil de temperatura mais estável o que favorece a uma maior durabilidade do catalisador.O estudo demonstrou ainda que para o ideal dimensionamento dos catalisadores, como escolha do volume, tecnologia, etc., estas variáveis devem ser levadas em consideração, principalmente no que diz respeito ao light-off.

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Palavras-chave: injeção de combustível indireta (NA / MPFI), injeção direta de combustível (TC / DFI),

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/engpro-simea2017-05

Referências bibliográficas
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Como citar:

NUNES, Lucas; LIMA, Walter; PICCOLI, Renan; ZOCA, Miguel; "IMPACTO DO SISTEMA DE FORNECIMENTO AR/COMBUSTÍVEL NO DESENVOLVIMENTO DE CATALISADORES AUTOMOTIVOS", p. 60-72 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/engpro-simea2017-05

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