Setembro 2025 vol. 12 num. 1 - XXXII Simpósio Internacional de Engenharia

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Impacto de óleos e aditivos melhorados nas perdas de potência em caixas de engrenagens

Impact of improved oils and additives on gearbox power losses

GETSCHKO, Nicola ; TOMANIK, Eduardo ; CHRISTINELLI, Wania ;

Trabalhos selecionados para publicação apenas:

As perdas na transmissão representam de 5 a 7% da energia do combustível, pois ocorrem após as perdas no motor. O uso de óleos de baixa viscosidade contendo modificadores de atrito pode economizar de 1 a 2% de combustível em carros com transmissão manual. A maioria dos testes de caixa de câmbio exige equipamentos caros, restringindo a pesquisa mais fundamental a grandes corporações. Neste trabalho, um equipamento de caixa de câmbio relativamente simples foi utilizado para avaliar o efeito da viscosidade do óleo e dos aditivos nas perdas na caixa de câmbio. A metodologia pode ser facilmente adaptada a caixas de câmbio maiores e reais. Os resultados experimentais mostraram que as perdas por agitação aumentam com o aumento da profundidade de imersão em 3%. Por outro lado, a influência da viscosidade do óleo foi menor do que a previsão ISO. A combinação de óleos de baixa viscosidade com modificadores de atrito avançados apresentou os melhores resultados. O equipamento de teste pode investigar novos óleos e aditivos a um custo e tempo muito menores do que os modelos atuais. O equipamento de teste atual considera apenas as perdas não relacionadas à carga, mas uma versão aprimorada, considerando os efeitos da carga e da temperatura, está em construção.

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Transmission losses represent 5 to 7% of the fuel energy, as they occur after the engine losses, the use of low-viscosity oils containing Friction Modifiers can save 1 to 2% fuel on manual transmission cars. Most of the gearbox tests demand costly equipment, restricting the more fundamental research to large corporations.  In this work, a relatively simple gearbox rig was used to evaluate the effect of oil viscosity and additives on gearbox losses. The methodology can be easily adapted to larger and actual gearboxes. The experimental results showed that churning losses increase with the immersion depth elevated by 3. On the other hand, the influence of oil viscosity was lower than the ISO prediction. Combining low-viscosity oils with advanced Friction Modifiers brought the best results. The test rig can investigate novel oils and additives at a much lower cost and time than current models. The current test rig accounts only for the non-lad losses, but an improved version, considering the effects of loading and temperature, is under construction.

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DOI: 10.5151/simea2025-PAP76

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Como citar:

GETSCHKO, Nicola; TOMANIK, Eduardo; CHRISTINELLI, Wania; "Impacto de óleos e aditivos melhorados nas perdas de potência em caixas de engrenagens", p. 383-388 . In: Anais do XXXII Simpósio Internacional de Engenharia. São Paulo: Blucher, 2025.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/simea2025-PAP76

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