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Impacto da redução do teor de enxofre da gasolina S800 para S50 nas emissões da frota brasileira

The impact on the reduction of sulfur content from S800 gasoline to S50 in emissions in the Brazilian fleet

Daemme, Luiz Carlos; Penteado Neto, Renato de Arruda; Errera, Marcelo Risso; Vicentini, Pedro Caffaro;

Artigo:

As emissões veiculares estão diretamente ligadas ao nível de tecnologia dos veículos e combustíveis utilizados. A implantação do PROCONVE em 1989 criou um cronograma contínuo da redução das emissões veiculares. Com isso, as indústrias automotiva e petrolífera, passaram por diversas etapas de aperfeiçoamento de seus produtos e tecnologias. Para os veículos do ciclo Otto a principal tecnologia para o abatimento das emissões é o catalisador, com eficiência superior a 95% na conversão das emissões de CO, THC e NOX. Porém para implantação e otimização de sua performance se fez necessária uma redução contínua do teor de enxofre na gasolina. O enxofre figura como agente inibidor da eficiência de conversão dos catalisadores automotivos. No ano de 2014 ocorreu a maior redução do teor de enxofre na gasolina comercial brasileira, passando de 800 ppm para 50 ppm. Os benefícios dessa redução do teor de enxofre não são demonstrados pelos atuais modelos de inventários nacionais de emissões, pois os fatores de emissão são baseados em testes de homologação e conformidade de produção, que não utilizam combustível comercial. O presente artigo busca apresentar os ganhos ambientais dessa redução do teor de enxofre nas emissões de CO, NMHC e NOx na frota de veículos leves de passageiros e motociclos.

Artigo:

Vehicle emissions are directly linked to the technological level of vehicles and fuels. The implementation of PROCONVE in 1989 created a continuous agenda regarding the reduction of vehicle emissions. As a result, the automotive and oil industries went through several stages aiming the improvement of their products and technologies. For Otto cycle vehicles the main device for emission abatement is the catalyst, with efficiency exceeding 95% in the conversion of CO, THC and NOX emissions. However, for the implementation and optimization of its performance, a continuous reduction of the sulfur content in the gasoline was necessary. Sulfur is an inhibitor of the conversion efficiency of automotive catalysts. In 2014, the largest reduction in sulfur content occurred in Brazilian commercial gasoline, changing from 800 ppm to 50 ppm. The benefits of this reduction in sulfur content are not demonstrated by current national emission inventory models because the emission factors are based on production approval and compliance tests that do not use commercial fuels. This paper aims to present the environmental gains of this reduction of sulfur content in CO, NMHC and NOx emissions in the fleet of light passenger vehicles and motorcycles.

Palavras-chave: -,

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DOI: 10.5151/simea2019-PAP94

Referências bibliográficas
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Como citar:

Daemme, Luiz Carlos; Penteado Neto, Renato de Arruda; Errera, Marcelo Risso; Vicentini, Pedro Caffaro; "Impacto da redução do teor de enxofre da gasolina S800 para S50 nas emissões da frota brasileira", p. 914-929 . In: XXVII Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/simea2019-PAP94

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