Artigo - Open Access.

Idioma principal

IMOBILIZAçãO DE BETA-GALACTOSIDASE DE KUYVEROMYCES MARXIANUS EM RESINA DE TROCA IôNICA E RETICULAçãO COM GLUTARALDEíDO

IMMOBILIZATION OF BETA-GALACTOSIDASE FROM KLUYVEROMYCES MARXIANUS IN ION EXCHANGE RESIN AND RETICULATION WITH GLUTARALDEHYDE

SILVA, LETÍCIA CRISTINA COSTA ; FALLEIROS, LARISSA NAYHARA SOARES SANTANA ; SOUSA, CARLA CRISTINA DE ; , ;

Artigo:

A ?-galactosidase é uma importante enzima utilizada na indústria para a produção de alimentos com baixo teor de lactose, entre outras aplicações. Essa enzima pode ser obtida de maneira segura através da levedura K. marxianus, no entanto, a utilização em sua forma livre é dificultada pela estabilidade moderada e altos custos. Assim, surge a necessidade de se trabalhar com as enzimas imobilizadas, que podem permitir maior estabilidade e facilitar a recuperação do biocatalisador ao final do processo. Deste modo, o presente trabalho avaliou a imobilização da ?-galactosidase em resina de troca iônica Duolite® A-568 e reticulação com glutaraldeído. Analisou-se a atividade enzimática da imobilização antes e após a reticulação com o agente de ligação cruzada, obtendo uma retenção de 88% da atividade enzimática inicial no teste de estabilidade, realizado após o processo de reticulação, utilizando uma concentração de 0,35 g L-1 de glutaraldeído.

Artigo:

Palavras-chave: GLUTARALDEIDO, ENZIMA, RESINA,

Palavras-chave: GLUTARALDEHYDE, ENZYME, RESIN,

DOI: 10.5151/cobecic2019-PBIO23

Referências bibliográficas
Como citar:

SILVA, LETÍCIA CRISTINA COSTA; FALLEIROS, LARISSA NAYHARA SOARES SANTANA; SOUSA, CARLA CRISTINA DE; , ; "IMOBILIZAçãO DE BETA-GALACTOSIDASE DE KUYVEROMYCES MARXIANUS EM RESINA DE TROCA IôNICA E RETICULAçãO COM GLUTARALDEíDO", p. 2562-2568 . In: Anais do XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobecic2019-PBIO23

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações