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Imagens audiotáteis para estudantes cegos no ensino de artes: uma revisão bibliográfica sistemática

Audio-tactile graphics for visually impaired students in arts education:a systematic literature review

Muniz, Júlia Pereira Steffen ; Okimoto, Maria Lucia Leite Ribeiro ;

Full Paper:

"Estudantes deficientes visuais ainda enfrentam obstáculos no ambiente de ensino, devido a grandequantidade de imagens presentes em materiais didáticos. Para solucionar esse problema, são utilizadasimagens audiotáteis, já que são recursos que através do design da informação possuem o potencial paraconduzir o ensino de artes a um panorama mais inclusivo. Porém, esses recursos não tem seu uso tãodifundido no ensino básico, o que foi evidenciado através da realização de uma Revisão BibliográficaSistemática (RBS). Dessa forma, o objetivo do artigo é apresentar uma RBS sobre imagens audiotáteisdirecionadas ao ensino de arte, e a discussão desses resultados obtidos. Descrevemos os procedimentospara a identificação das lacunas, além de trazer os resultados e reflexões sobre Tecnologia Assistiva,Design Universal e Design Informacional. Como síntese desta revisão se reconhece a importância dopapel da imagem audiotátil como elemento de interação para a inclusão de alunos deficientes visuais noensino de artes, recomendando-se a ampliação da exploração e promoção do tema e sua utilização noambiente escolar, possibilitando assim um ensino igualitário e acessível."

Full Paper:

"Students with visual impairment still face obstacles in teaching environments, due to the large amount ofgraphics present in teaching materials. To solve this problem, audio-tactile graphics are used, since they areresources that, through information design, have the potential to lead arts education to a more inclusivepanorama. However, these resources are not widely used in basic education, which was evidenced byconducting a Systematic Literature Review (SLR). Thus, the objective of this paper is to present a SLR onaudio-tactile graphics used in arts education, and the discussion of the results. We describe the proceduresfor identifying gaps, in addition to bringing the results and reflections on Assistive Technology, UniversalDesign and Informational Design. As a summary of this review, the importance of the role of the audio-tactile graphic as an interaction element for the inclusion of visual impairment students in the teaching ofarts is recognized, recommending the expansion of the exploration and promotion of the theme and its usein the school environment, thus enabling an equitable and accessible teaching."

Palavras-chave: Imagem audiotátil, ensino inclusivo, ensino de artes, revisão bibliográfica sistemática,

Palavras-chave: Audio-tactile graphic, inclusive education, arts education, systematic literature review,

DOI: 10.5151/cidicongic2021-030-353724-CIDI-Educacao.pdf

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Como citar:

Muniz, Júlia Pereira Steffen ; Okimoto, Maria Lucia Leite Ribeiro; "Imagens audiotáteis para estudantes cegos no ensino de artes: uma revisão bibliográfica sistemática", p. 394-406 . In: Anais do 10º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2021 e do 10º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2021.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidicongic2021-030-353724-CIDI-Educacao.pdf

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