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IMAGEM SOCIAL DO DESIGN: UM ESTUDO SOBRE COMO DESIGNERS E NÃO-DESIGNERS DESCREVEM O DESIGN

Meyer, Guilherme Corrêa ; Scaletsky, Celso Carnos ; Azevedo, Debora Costa de ; Vaccaro, Guilherme Luís Roehe ;

Artigo:

Este artigo investiga a maneira como o design é percebido por profissionais da área e pelo público em geral. No estudo foram aplicados 136 questionários para designers (N=63) e não-designers (N=73). Uma pergunta aberta pedia para que os entrevistados apresentassem sua definição de design. As respostas foram analisadas mediante a técnica de Análise de Conteúdo. As definições relacionaram o design ao processo (método e uso de ferramentas), às qualidades e características dos produtos (modo de produção, aspectos técnicos, estéticos e simbólicos) e aos efeitos gerais da atividade (contextos em que atua, modo como opera). Esta pesquisa concentra-se nas semelhanças e divergências entre os significados que designers e não-designers associam ao design, e assim reflete a respeito da imagem social construída sobre a área.

Artigo:

Palavras-chave: Design, Imagem social, não-designers.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/designpro-ped-00776

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Como citar:

Meyer, Guilherme Corrêa; Scaletsky, Celso Carnos; Azevedo, Debora Costa de; Vaccaro, Guilherme Luís Roehe; "IMAGEM SOCIAL DO DESIGN: UM ESTUDO SOBRE COMO DESIGNERS E NÃO-DESIGNERS DESCREVEM O DESIGN", p. 2578-2590 . In: Anais do 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 1, n. 4]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/designpro-ped-00776

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